Por Kleber de Paula, fundador do Grupo FBN e CEO da Cliente Agente
Comece por você: faça uma auto análise. Você chegou até aqui, mas sabe que para continuar terá que trabalhar de forma diferente. Você está disposto? Tem vontade e energia para aprender novos hábitos e novas tarefas, ou ainda, guiar sua equipe neste novo cenário?
Defina-se. O que você ou sua empresa fazem, como fazem e para quem fazem. Saber responder estas questões vai ser o embrião da sua comunicação na internet, qualquer um pode comprar computadores iguais aos seus, mas ninguém pode copiar a sua essência.
Qual seu diferencial? Comece assistir um cara chamado Pedro Superti. Ele fala do fator x. Veja bem, tem quase 100.000 corretoras no mercado, talvez não se parecer tanto com uma corretora seja a chave do sucesso, você precisa saber dizer qual seu diferencial.
Esqueça os críticos. O Rubens Barrichello está numa boa, construiu sua história e venceu seus desafios. E os críticos dele, fizeram o que? Sempre vai ter alguém criticando e geralmente é quem faz menos que você ou nada. Não dê atenção, siga seus instintos e vença.
Não seja crítico. Quando você vê um carro novo e critica, parece que é inveja porque o seu é velho. Não critique a inovação e as novas iniciativas, reclamar não vai pagar as contas. Não se orgulhe do que não faz, o futuro vem do futuro.
Modele. Analise, o que eles fazem que pode agregar pro seu negócio? Os caras pagam caro em pesquisas e profissionais gabaritados para fazer e você pode usar como modelo (não copiar) para inovar no seu negócio.
Foque no seu cliente. Vejo muita gente preocupada com lead e despreocupada em entender o seu cliente atual. Entender ele vai te trazer oportunidades de atender em outras áreas, e ele mais satisfeito te trará fidelização e mais negócios.
Entregue conhecimento. Você responde tudo que o cliente pergunta não é? Mas pense em quanta informação você poderia entregar em formato de dicas, sem ele perguntar. Esta proatividade aumenta a percepção de valor do cliente sobre você e sua corretora e isto conecta.
Conte cases. Você já liquidou um monte de sinistro, já ajudou muita gente e já foi muito criativo, mas só você e aquele cliente que sabem disto não é? Conte aos demais, pois mesmo quem não precisou do serviço que você presta vai se sentir mais seguro de tiver exemplos práticos de situações que você resolveu.
Peça indicações. “Ah mais meus clientes já me indicam!” Engana-se. Menos de 20% dos seus clientes te indicam, os demais nem se lembram de você durante a vigência do seguro e a maioria indica uma só vez. Indicações são a melhor forma de fechar negócios, com gente similar aos clientes que você já tem. Crie campanhas, chame seus clientes para te seguir nas redes sociais e conte com as redes deles para isto. Se quiser uma força use a plataforma Cliente Agente pra fazer de forma organizada.
Sucesso!
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