2ª edição do Troféu Lótus premia empresas de seguros que fomentam a equidade de gênero

2ª edição do Troféu Lótus premia empresas de seguros que fomentam a equidade de gênero

Uma realização do Clube das Executivas de Seguros de Brasília (CESB), reconhecimento inédito elucida a participação da região Centro Oeste no mercado de seguros nacional

Pelo segundo ano seguido, o Clube das Executivas de Seguros de Brasília promoveu o Troféu Lótus, premiação que reconhece empresas do mercado de seguros que contribuem para equidade de gênero, com ações e projetos. Com uma estrutura maior e recebendo mais participantes, a segunda edição desponta no cenário  nacional pelo seu pioneirismo. A realização do evento aconteceu no dia 9 de dezembro na capital federal.

Regina Lacerda, presidente reeleita do CESB para o próximo triênio (2024-2026), comemora a proporção tomada neste ano. “Estamos conquistando o objetivo de colocar o Troféu Lótus no calendário de planejamento do mercado de seguros brasileiro”. Na edição 2023, a premiação contou com o apoio da Sou Segura, com o patrocínio de dez empresas e a participação de 130 pessoas que atuam no setor.

Em 2020, Regina Lacerda foi convidada para ser coordenadora e coautora do livro Mulheres no Seguro. Sua participação deu visibilidade para mais executivas do mercado de Brasília, que no dia 20 de novembro do mesmo ano formaram o quadro diretivo do CESB. 

Os três anos de Clube

A noite do Troféu Lótus marcou também o aniversário de três anos do maior clube do mercado segurador já formado até aqui. Regina define esse período como “extremamente produtivo”. Na sua avaliação, o CESB deu visibilidade nacional para as suas diretoras, desafiando-as a se posicionarem diante de um mercado formado, em sua maioria, por homens. “A postura feminina dentro de um ambiente masculino é de suma importância. Falar sobre esse tema durante três anos despertou nelas o interesse em ser protagonistas”, observa.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Reeleita, a presidente do clube diminuiu a quantidade de executivas, passando de 30 para 13 pessoas. “É um corpo diretivo menor, porém mais coeso, com mulheres que contribuem para a causa”, explica. O próximo triênio será o último de Regina à frente do clube, cujo seu estatuto autoriza uma reeleição. “Tenho o compromisso de entregar um pouco do que tenho para a causa continuar”, reflete.

Nos três primeiros anos, o CESB desenvolveu uma série de ações voltada para as mulheres. Em 2021 foi criado o Circuito de Capacitação, uma ideia na pandemia que, a princípio, visou entreter o público com aulas gastronômicas, cuidados com a saúde e beleza. Em seguida, o programa passou a falar de produtos que pudessem agregar valor às corretoras. “Foi um circuito muito denso que serviu para mostrar às mulheres corretoras outras possibilidades de vendas de seguro além do auto, uma carteira que enfrentou escassez na pandemia”, lembra.

Em 2023, o CESB ofereceu às suas associadas a Imersão Finanças Para Mulheres, com conteúdo inédito e exclusivo. Um dia inteiro de capacitação ministrado por profissional de finanças, visando capacitar a mulher para a administração do seu dinheiro, da sua Corretora e do cliente que ela assessora.

A iniciativa Unidos Por Elas foi lançada no primeiro semestre deste ano. Inspirado no movimento “He For She” da ONU, o programa, que vai para a sua terceira edição, tem como objetivo incluir os homens no debate da desigualdade de gênero. Completando o ciclo de ações desenvolvidas nos últimos três anos, está o Viva CESB Social, iniciativa voltada para doações de roupas, mantimentos e material escolar a instituições de apoio a crianças e adolescentes.

Após repassar a trajetória do clube, Regina lembra que tudo começou do zero. “Construímos juntas o início da instituição”. Na sua avaliação, todas as dificuldades iniciais precisam servir de combustíveis para valorizar as iniciativas criadas até aqui. “Nunca podemos esquecer as dores e os desafios. Isso que dá valor à causa. Uma união que fez as coisas acontecerem a cada etapa”, conclui.




banner pitzi



©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.