Idas ao PS sobem ante 2020, mas seguem abaixo dos níveis de 2019

Idas ao PS sobem ante 2020, mas seguem abaixo dos níveis de 2019

Levantamento da Alper Consultoria em Seguros mostra que, entre os procedimentos médicos, apenas exames superaram o patamar de 2019

As idas ao pronto-socorro (PS), que haviam caído entre março a agosto de 2020, auge da pandemia do Covid-19, ante o mesmo período do ano anterior, voltou a crescer este ano, mas segue abaixo de 2019. Levantamento realizado pela Alper Consultoria em Seguros mostra que de março a agosto do ano passado, as idas ao PS caíram 34,8% ante o mesmo período de 2019. Já quando considerado o mesmo período em 2021 (mar/21 a ago/21) ante 2020 e 2019, verifica-se um crescimento de 1,72% e uma queda de 33,7%, respectivamente.

Entre os principais procedimentos médicos, exames foi o único que apresentou crescimento ante 2019, de 13,9%. Na comparação com 2020, o aumento foi de 51,8%. Consulta eletiva caiu 21,44% ante 2019 e subiu 19% quando comparado com o mesmo período de 2020. Já as internações caíram 20% e subiram 9,1%, respectivamente.

De acordo com a superintendente de risco e saúde da Alper Consultoria em Seguros, Elaine Patrícia Urbaneja de Brito, o movimento reflete a mudança de comportamento da população que deixou de procurar o pronto socorro. A explicação é que o vírus, além de agravar a condição de pessoas já debilitadas pelas mais diversas razões, tem feito muitas não apenas desmarcar consultas e até cirurgias, mas também desistir de ir às clínicas ou pronto-socorros quando não estão se sentindo bem.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Este ano, com o avanço da vacina as pessoas estão se sentindo mais seguras para dar continuidade aos exames e consultas que haviam sido adiados em razão da Covid-19. “Durante o auge de doença e antes da vacina, muitas pessoas deixaram de realizar tratamentos clínicos e o crescimento em relação ao ano passado mostra que as pessoas estão retomando esses cuidados”, explica a executiva, acrescentando que o uso da telemedicina também contribuiu para a redução de idas de pacientes a consultas e hospitais.

Quando considerado por setores, o de serviços foi o que apresentou maior queda no número de idas ao PS, de 43,45% ante 2019, enquanto indústria caiu 29,25% e comércio, 21,42%. Já ante 2020, comércio ainda manteve queda, de 6,92%, enquanto indústria e comércio apresentaram avanço de 5,05% e 22%, respectivamente.

Para Elaine, é preciso lembrar que este ano o que veremos, provavelmente, é o efeito contrário, já que as pessoas estão procurando mais os atendimentos médicos. “Assim como houve queda no preço das consultas, por conta do menor número de procedimentos, não está descartado um reajuste forte no ano que vem”, pondera.

Leia, por fim, a 19ª edição da revista:







banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.