CNseg divulga ranking do setor de seguros

CNseg divulga ranking do setor de seguros

Iniciativa tem como objetivo apoiar análise do setor

A Confederação Nacional das Seguradoras – CNseg passa a divulgar o “Ranking do Setor de Seguros”, cujos dados serão atualizados mensalmente. O Presidente da CNseg, Marcio Coriolano, explica que a estruturação e a divulgação, no Portal da Confederação, do ranking de arrecadação por segmentos e ramos, são mais um passo da entidade para melhor informar o público interessado sobre o desempenho do setor e suas mudanças. “A iniciativa faz parte da nossa sistemática diretriz de ampliar ao máximo o acesso a informações básicas e analíticas para utilização por profissionais do setor, especialistas, estudiosos, estudantes e consumidores”, ressalta.

A publicação do ranking, de forma estruturada e de fácil consulta, vem ampliar o vasto conteúdo sobre o setor, elaborado pela CNseg e divulgado em seu Portal, na área denominada “Análise e Estatísticas”. Os dois rankings agora publicados apresentam as seguintes abordagens: um referente aos grupos econômicos classificados por segmento e a outra, por empresas posicionadas por segmento e principais produtos. Para as análises de desempenho do setor, um estudo da CNseg concluiu que a melhor varável é o prêmio direto para as operações de seguros de Danos e Responsabilidades e Planos de Vida Risco. Para os Planos de Acumulação, são as contribuições; para Capitalização, o faturamento e, para Saúde Suplementar, as contraprestações líquidas.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

 “A novidade, que o diferencia de outros rankings publicados, é que o nosso abrange todas as operações do setor, abrindo por ramos e atualizando mensalmente, porque a posição intrassetorial tem mudado muito rapidamente. Outra novidade é a apresentação de dados e índices pré-formatados e acumulados até o último mês de atualização, o que capta melhor essas mudanças. Há segregação dos dados e índices com e sem Saúde Suplementar, porque a base de divulgação da Susep e da ANS tem defasagens diferentes com relação ao mês de referência, destaca Marcio Coriolano.

E acrescenta: “O ranking da CNseg não pretende demonstrar ‘qualidade’ ou ‘extensão’, das operações, tendo em vista que as companhias têm suas próprias estratégias de posicionamento no mercado, exposição a riscos e diferenciação de produtos. Além disso, há outros tipos de ranking, com outros atributos, como lucratividade ou índice combinado. Ao longo do tempo, pretendemos harmonizar conceitos para agregar outros tipos de ranking, o que exige cuidado estatístico adicional, para que sejam evitadas avaliações sem adequado embasamento técnico”.

A primeira edição lançada utiliza os dados mais recentes divulgados em 2021, referentes ao mês de setembro.

Leia, por fim, a 20ª edição da revista:









banner pitzi


©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.