Tribunal livra seguradora de pagar indenização do seguro de vida

Tribunal livra seguradora de pagar indenização do seguro de vida

Motociclista morre em acidente, e desembargadores levaram em consideração o exame toxicológico; ficou comprovado que o beneficiário estava embriagado

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) livrou uma seguradora do pagamento de seguro de vida. Foi comprovado que o motociclista envolvido no acidente estava alcoolizado. A decisão, no entanto, é contrária do entendimento do Superior Tribunal de Justiça. As informações foram levantadas pelo site Valor Econômico, na última segunda-feira, 17.

O site lembra que o STJ já editou uma súmula sobre o tema. Segundo o texto de nº 620, publicado pela 2ª seção em 2018, “a embriaguez do segurado não exime a seguradora do pagamento da indenização prevista em contrato do seguro de vida”.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Segundo Janaína Andreazi, do escritório Chalfin, Goldberg & Vainboim Advogados, começam a surgir nos tribunais estaduais decisões em sentido contrário. “O tema é bastante controverso no mercado e na jurisprudência, embora o contrato de seguro de vida preveja a exclusão da cobertura securitária para sinistros resultantes de atos ilícitos praticados pelo segurado”, diz a especialista ao site.

O exame toxicológico revelou que o segurado estava sob efeito de álcool: 3,3 gramas por litro de sangue. Desse modo, para o relator do processo, isso representa fator preponderante de agravamento de risco de acidente.

Veja a notícia completa

Leia, por fim, a 20ª edição da revista:







banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.