Empresa gaúcha investe R$ 2 milhões em rastreador inteligente para prevenção a roubo de cargas e acidentes

Empresa gaúcha investe R$ 2 milhões em rastreador inteligente para prevenção a roubo de cargas e acidentes

Delta Safe foi desenvolvido no Brasil para diminuir tempo de espera por socorro e minimizar perdas de carga. Novidade será lançada na 22ª Transposul, em Porto Alegre

Um dos maiores desafios enfrentados por empresas de transporte e motoristas de caminhão nas estradas são os riscos de acidentes em locais remotos e o roubo de cargas, que impactam diretamente no custo do frete e no valor dos seguros. Para ajudar na tarefa de prevenção desses incidentes, a Delta Global, empresa gaúcha de tecnologia especializada em serviços para o mercado de seguros e transportes, criou o Delta Safe, um rastreador inteiramente desenvolvida dentro da fábrica de tecnologia da empresa, localizada em um polo tecnológico na cidade de Lavras (MG).

O dispositivo, que recebeu investimento de R$ 2 milhões e já opera em um projeto piloto, será lançado no estande da Delta Global durante a 22ª Transposul, maior feira e congresso de transporte e logística da região sul do Brasil, que acontece até o dia 16 de junho, na FIERGS, em Porto Alegre. Com o lançamento do rastreador, a Delta Global se posiciona como o maior ecossistema de tecnologia e serviços para frotas e mobilidade da América Latina, sendo a única empresa a oferecer uma operação integrada com 100% de tecnologia própria, que inclui o hardware, plataforma digital, a central de monitoramento e a prestação de serviços de assistência.

Como funciona

O dispositivo é instalado em caminhões, veículos e máquinas agrícolas e, por se tratar de um hardware de interface proprietária, tem funcionalidades totalmente customizáveis, permitindo que o usuário personalize o serviço de monitoramento e inclua até 40 sensores pelo veículo. Além disso, o aparelho conta com bateria independente, que pode durar até 30 dias, e tecnologia multioperadora integrada, que diminui a área de sombra e permite um monitoramento ativo e constante do veículo mesmo em áreas remotas. As informações geradas pelo dispositivo ficam disponíveis para o gestor da frota de maneira automática em uma plataforma online, o Delta Fleet.

“Quando ocorre um acidente, é comum que o motorista avise por telefone a algum familiar, o gestor da frota ou o corretor de seguros, e só então uma dessas pessoas acione o serviço de emergência. Com essa nova tecnologia a equipe de monitoramento da Delta pode acionar o socorro no momento em que o evento for reportado pelos sensores presentes no veículo”, explica Gregori Almeida, coordenador de inovação Delta Global. 

 
Os sensores são instalados de acordo com as necessidades particulares de cada frota, podendo gerar alertas em caso de tombamento, colisão, abertura da trava do baú, engate e desengate, violação do painel, mudança na temperatura da carga e acionamento de um botão de pânico, para a segurança do motorista. Essas funcionalidades permitem que a central 24 horas da Delta Global faça um monitoramento ativo e acione os serviços de assistência imediatamente quando um acidente é identificado, diminuindo de forma considerável o tempo de espera e enviando uma equipe já preparada para o nível de gravidade da ocorrência.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS 

A plataforma integrada de serviços, também desenvolvida pela equipe de tecnologia da Delta Global, permite ainda que o gestor de frotas tenha todas as informações agregadas em um só lugar. As estatísticas geradas com ajuda dos sensores de aceleração, curva e frenagem, podem também ser utilizadas para criar um perfil do motorista e identificar padrões de risco.

“Podemos usar os sensores para entender estatisticamente quais velocidade e manobras levam a mais tombamentos de veículos, por exemplo, e criar procedimentos que ajudem os motoristas a evitar esses acidentes. Agora nosso próximo passo será conectar esses dados às seguradoras, buscando redução do custo do seguro para o cliente e gerando mais resultado para as companhias. O desenvolvimento da nossa própria tecnologia permite que a gente elimine as limitações impostas de dispositivos de terceiros. Essa também é uma forma de valorizar o mercado nacional e criar um ambiente que valoriza os profissionais de tecnologia, dando liberdade criativa para as equipes de desenvolvimento”, acrescenta Nícolas Galvão, CEO da Delta Global.

Agenda na feira

Ainda como parte da participação da empresa na 22ª Transposul, no dia 14 de junho, às 17h15min, o gerente de produtos e serviços da Delta Global, Webster Pedralli, irá comandar a palestra “Tecnologia e serviços conectados: como melhorar a performance da sua frota”, no Espaço HUB do Embarcador. Com formação em administração e logística, Pedralli possui mais de 15 anos de experiência em cargos de liderança em algumas das maiores transportadoras do país.

Leia, por fim, a 24ª edição da revista:







banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.