Tiago Camillo, Diretor Comercial e Risk Manager da Albatroz MGA
Por: Albatroz MGA
Não há como contestar que passamos por uma transformação digital que tem modificado a maneira de comercialização de qualquer produto e serviço. E isso ficou ainda mais latente após os impactos gerados pela pandemia do coronavírus.
E para o mercado de seguros, que é um dos mais tradicionais da economia, quais mudanças foram implementadas, e o que o mercado de seguros tem a ver com este momento? Absolutamente tudo! Soluções tecnológicas resolveram problemas de consumidores e de empresas de diversos setores e serviços, tais como: bancário, entretenimento, farmacêutico e muitos outros. No setor de seguros, a aplicação de tecnologia já é essencial em um cenário normal. Agora, em uma pandemia, com diversas restrições e isolamento, é ainda mais imprescindível. Isso porque é através da transformação digital que as seguradoras poderão, além de se adaptar ao novo cenário ganhando competitividade e eficiência, resolver alguns dos grandes desafios do setor nos últimos anos.
Em estudo publicado pela Capgemini e Efma – World InsurTech Report 2020 -, com a crise do COVID-19 as companhias de seguro sentiram a necessidade de entregar uma experiência superior ao cliente (94%); oferecer processos à prova de crise (90%); dar respostas em tempo real (87%); além de ser um parceiro atencioso (86%) e disponibilizar seguro como “utilities” (70%).
Este mesmo relatório registra que para aperfeiçoar suas capacidades, as seguradoras podem, e precisam, construir e investir em tecnologia ou buscar parceiros estratégicos. “As parcerias revelam ser a forma mais eficaz de adquirir a tecnologia necessária para continuar competitivo no mercado, pois é a forma que irá garantir que todos os players da indústria de seguros possam focar em impulsionar seu negócio, enquanto o parceiro especialista em tecnologia apoia na transformação digital, diminuição dos custos e conquista de novos clientes e mercado.” Diz Tiago Camillo, Diretor Comercial e Risk Manager da Albatroz MGA.
Essa mudança de visão e mentalidade dos grupos seguradores, ainda que impulsionado por um fator incontrolável, tende a se manter. O fato é que tudo está cada vez mais digital e tecnológico, e essa tendência deve permanecer, ou melhor, crescer.
PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS
Com isso em mente, e como está o processo de digitalização e automatização de um dos seguros mais complexos e burocráticos do mercado de seguros? O seguro de transporte! Seguro este que deu origem a comercialização dos seguros no Brasil, em 1808, através da “Companhia de Seguros BOA-FÉ”, cujo principal objetivo era garantir cobertura para os riscos marítimos(maiores detalhes no site da Superintendência dos Seguros Privados – SUSEP).
Na contramão de diversos segmentos do mercado, principalmente dos produtos massificados (residencial, automóvel, entre outros), poucos foram os avanços tecnológicos ocorridos na comercialização dos seguros Transportes, que representa uma importância significativa para a sociedade. Sim, você está lendo certo, Importância significativa para sociedade! Pois, segundo SUMMIT Mobilidade 2022 do Estadão, “O transporte de cargas é fundamental para qualquer país, e sempre que sua estrutura evolui, características e hábitos sociais se transformam. Desde as primeiras rotas de navegação e as grandes estradas do Império Romano, cada nova tecnologia revolucionou a maneira como produtos são comercializados”.
Na Albatroz MGA, a primeira agência de subscrição dedicada exclusivamente para a comercialização dos seguros de transportes de carga, todos os processos necessários ao corretor na cadeia de subscrição e gestão dos negócios são fornecidos por uma robusta e moderna plataforma através das tecnologias mais inovadoras do mercado – com especialistas em Seguro Transportes, utilizando “IoT (Internet das coisas)” e “Big Data” para modelagem de risco – desmistificando todo processo e ajudando os corretores a produzir mais e em menos tempo, descomplicando e desburocratizando o trabalho diário.
“Entre os diversos benefícios que a Albatroz Platform Digital oferece, está a agilidade no processo de cotação, devido a integração de sistemas com a seguradora Essor Seguros, permitindo realizar a cotação de maneira imediata, como também possibilita a emissão da apólice de maneira instantânea; Além de conceder o acesso às condições e negociações diferenciadas de mercado; o retorno ágil e responsivo entre a MGA e a seguradora ou resseguradora; e a independência para atender melhor seus clientes através de todas estas vantagens.”, complementa Tiago.
Leia, por fim, a 25ª edição da revista: