A importância da cultura da proteção financeira na vida da mulher

O aumento da cultura da proteção financeira na vida da mulher

De cada quatro mulheres agredidas, uma não denuncia o agressor porque depende economicamente dele. Ultrapassar essa barreira depende não só da conscientização de que o machismo existe e precisa ser superado, como também do aumento da cultura da proteção financeira para elas. Pelo menos é o que acredita Fernanda Sawczyn, empreendedora, ativista do bem-viver da mulher e sócia diretora da SawczynPrev Corretora de Seguros.

Seguro Nova Digital – A proteção financeira é essencial para todas as pessoas que pensam em construir um futuro tranquilo. Por que para mulher o seguro pode ter um valor diferente?

Fernanda Sawczyn – Nós desempenhamos vários papéis, desde empresária até mãe e dona de casa. O seguro funciona como uma forma de independência financeira e liberdade de sermos protagonistas das nossas vidas. Uma mulher saudável deixa a sociedade inteira saudável, pois temos no nosso DNA a proteção e o cuidado, gerindo, inclusive, o cuidado de outras pessoas. Vivemos mais que os homens e nos aposentamos antes deles. Então, devemos nos preparar melhor a fim de garantirmos nossa estabilidade financeira.

S.N.D – Como você observa a criação de produtos específicos para esse público?

F.S – Temos nossas particularidades, tanto biológicas quanto socioeconômicas. Existem doenças exclusivas como câncer no útero, no ovário, até mesmo na mama, menos recorrente entre os homens. Representamos, também, 52% da população, somos metade dos empreendedores do Brasil, cerca de 45% das casas são chefiadas por mulheres e, mais do que isso, 12 milhões de mães criam seus filhos sozinhas. Como não olhar para elas?

S.N.D – E qual segmento de seguro pode se criar produtos adequados às mulheres?

F.S – No ramo de pessoas e benefícios, como cobrir eventos em vida relacionado a agressão, divórcio, nascimento dos filhos, por exemplo. Eu acredito que além de criar produtos específicos, quando necessário, é de suma importância a inclusão naqueles produtos que já existem, como as doenças femininas na cobertura de doença graves do seguro de vida. Assim, diminuindo alguns abismos e tendo um olhar do todo, o que não exclui um atendimento específico para elas.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

S.N.D – Cite um caso que você percebeu como o seguro financeiro ajudou uma mulher.

F.S –  Tivemos uma cliente na qual conseguimos fazer um seguro fiança para ela, pois na época não estava achando um fiador. Em seguida, essa segurada nos contatou para agradecer o apoio da corretora. Ela disse que graças ao seguro conseguiu alugar uma residência, saiu de onde morava e deixou de ser violentada pelo seu marido. O seguro foi a única saída dela, pois não tinha para quem mais recorrer.

S.N.D – Hoje em dia, existem uniões importantes de mulheres no mercado. É o caso, por exemplo, da Sou Segura e do CESB. É importante também que as profissionais que ajudam a construir esse setor estejam juntas?

F.SIncrível. É uma rede de apoio que nós profissionais temos. Quanto mais forças essas associações tiverem, mais conseguimos fazer barulho para criar produtos para nós. A gente precisa se sentir representada e as entidades nos dão esse apoio.

S.N.D – Como você analisa o papel do corretor no desenvolvimento de novos seguros?

F.SO corretor tem um papel social extremamente importante. Ele está mexendo com o dinheiro, com a conquista e com os sonhos do seu cliente. Por isso, o profissional deve ser mais humanitário e não vender por vender, prática muito comum no mercado, principalmente no ramo de automóvel. Enxergar a sua importância real e escutar verdadeiramente o cliente são pontos relevantes que devem ser levados em consideração. 

S.N.D – A SawczynPrev já está focando em proteções específicas para mulheres, reforçando, inclusive, seu papel no Agro. Conte sobre isso.

F.SAs mulheres no agro e no campo são muito fortes. É um público diferente das cidades grandes, o que despertou o interesse muito grande de como auxiliá-las. Estou unindo ambos os mundos e está sendo uma experiência muito interessante, porque elas têm demandas diferentes de grande parte do público.

Leia, por fim, a 25ª edição da revista:







banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.