Wiz fortalece cultura organizacional e amplia debate sobre diversidade e inclusão

Wiz fortalece cultura organizacional e amplia debate sobre diversidade e inclusão

Carolina Bento , Diretora de Gente e Cultura da Wiz Soluções

Com mais de dois mil colaboradores, empresa acaba de conquistar o prêmio Great Place ToWork (GPTW) no Centro-Oeste do país

Por: Sergio Vitor Guerra

Em 2020, um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa do Risco Comportamental (IPRC) mostrou que mais da metade dos profissionais já praticou ou sofreu assédio em ambientes de trabalho. A constatação é um alerta para empresas, sobretudo aquelas com grande quadro de colaboradores, adotarem medidas que possam fiscalizar essas ações internamente.

Na Wiz, companhia reconhecida recentemente como a melhor empresa para se trabalhar na região Centro-Oeste do Brasil, a adoção de políticas de prevenção sobre essa violência no trabalho é realidade há alguns anos. Entre as ações de combate, a empresa criou uma ouvidoria especializada nesse tipo de denúncias e fortaleceu o diálogo com seus colaboradores sobre a importância de não tolerar o desrespeito no ambiente de trabalho.

Segundo Carolina Bento, Diretora de Gente e Cultura da Wiz, o pilar da cultura de liderança adotado é objetivo no esclarecimento sobre assédios no ambiente corporativo. “Fazemos uma comunicação eficiente com os líderes, sendo bastante duros na narrativa contra a violência e deixando claras as consequências se ações desse nível acontecerem”, explica.

Com mais de dois mil colaboradores, a Wiz reforça o propósito e a cultura organizacional para a valorização das pessoas e resultados além dos negócios. Após sete anos entre as primeiras colocadas nos rankings do Great Place to Work (GPTW) Centro-Oeste, a companhia conquistou pela primeira vez o prêmio principal em 2022.

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Carolina relata que já havia indicadores para a Wiz ser reconhecida antes, pois a empresa tem uma cultura forte. Segundo ela, a criação da área dedicada especialmente à cultura organizacional foi essencial para organizar o ambiente. “A princípio, estudamos e entendemos nossos valores, atitudes e pilares e começamos a conectar diversas ações fragmentadas em iniciativas únicas. A cultura da empresa consolidada nos permitiu uma comunicação mais específica com os nossos ‘Wizzers’ (como são chamados os colaboradores da companhia)”.

A executiva comemora o reconhecimento inédito da consultoria global. “A premiação é resultado da construção de uma história sustentável, com visão de médio a longo prazo e estratégias focadas na cultura de valorização e reconhecimento dos profissionais”.

Juntos à distância

O reconhecimento a Wiz acontece em um momento histórico no qual os modelos de trabalho estão mudando. Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou pandemia, alertando sobre os riscos da fácil transmissão do vírus da Covid-19. O isolamento social precisou ser adotado, e empresas precisaram adaptar seus colaboradores em home office.

Nesse cenário, Carolina destaca a criação do programa “We”, que dá a ideia de que todos estariam juntos mesmo distantes fisicamente. São três modelos de trabalho: o ‘We Flex’, no formato híbrido; o ‘We Home’, com o colaborador totalmente em casa; e o ‘We Office’, no qual é necessário a presença física do profissional. “Esses ramos foram divididos de acordo com o perfil de cada setor de atuação. No próprio nome já trouxemos o aspecto de ‘Juntos’”, revela a executiva.

Destaque em diversidade de gênero

É preciso ter estratégias claras de diversidade de gênero para promovê-las dentro das empresas, segundo Carolina. Isso porque não basta apenas compor o quadro de colaboradores com pessoas de orientações e opiniões diferentes, mas sim adotar internamente políticas relacionadas à discriminação.

“A mudança deve acontecer de dentro para fora. Partimos do pressuposto que confiar nas pessoas e educá-las sobre o respeito ajuda no desenvolvimento de uma sociedade cada vez melhor”, analisa a diretora. O tema é um dos critérios usados pela GPTW na avaliação do relacionamento entre os colaboradores e as empresas. “É um dos nossos melhores resultados. Temos uma estratégia clara, com posicionamento duro em relação aos temas de preconceito”, finaliza a executiva.

Leia, por fim, a 25ª edição da revista:







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