“Setor de seguros possui desafios, mas grandes oportunidades com os Pequenos e Microempreendedores”, diz executivo da BMG Seguros

"Setor de seguros possui desafios, mas grandes oportunidades com os Pequenos e Microempreendedores”, diz executivo da BMG Seguros

Fernando Demier, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da companhia, avalia as necessidades do setor em evento da FGV

Por: Tamer Comunicação

A necessidade de garantias e proteção para as Micro, Pequenas e Médias empresas foi o tema principal do webinar intitulado “Cenário macroeconômico para as pequenas e médias empresas em ambientes de crise”, realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em conjunto com a BMG Seguros, parte de uma série de apresentações realizadas pelo Centro de Estudos de Infraestrutura de Soluções Ambientais, da FGV, em parceria com a seguradora, com objetivo abordar questões voltadas para os empreendedores, e observar cenários e problemas enfrentados pelo micro e pequeno empreendedor.

O mercado dos Pequenos e Médios Empreendedores (PME) vive desde 2020 um cenário econômico ainda mais desafiador do que o habitual.  O período de pandemia gerou recessão e, ainda que os indicadores tenham apresentado recuperação em 2021 com projeção de crescimento de 1,5% a 2%, o número ainda é relativamente baixo frente aos anos anteriores. O quadro foi agravado pelo aumento da inflação, na esteira das sequelas do pós-pandemia.

Desde o início da crise sanitária, dados de diversos setores apontam que os pequenos e microempresários foram os que mais sofreram com dificuldades para honrar compromissos financeiros adquiridos antes da crise e sem qualquer tipo de garantia. De acordo com o professor Gesner Oliveira, da FGV, há carência de seguros que protejam as PME. “Houve uma desorganização das cadeias produtivas com elevação do custo das matérias primas e com a guerra na Ucrânia, gerando uma pressão inflacionária muito forte. Qualquer empreendedor no Brasil já possui desafios de sobra diante de um quadro grande de incertezas mundiais, crescimento oscilante e relativamente baixo, pressão inflacionária muito forte, além de muitas vezes ter de prever e administrar custos no dia a dia”, explica.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Para Fernando Demier, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da BMG Seguros, a baixa penetração de seguros na população e no mercado de PME ocorre por diversos fatores, mas principalmente pela ausência de produtos inovadores, mais alinhados com a necessidade das pequenas empresas, e com jornadas de contratação mais ágeis, descomplicadas. Durante o webinar, o executivo citou alguns estudos relevantes, entre eles um dado que aponta que cerca de 2 milhões de PME tiveram alguma espécie de sinistro durante a pandemia, mas não possuíam proteção securitária e, muitas delas precisaram encerrar suas atividades.          

“O mercado de seguros tem o desafio de mudar esse quadro. As insurtechs, aliadas a outras iniciativas como o Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros, trazem oportunidade para essa mudança”, relata Demier, destacando também a importância de inovação no setor.

O Brasil viveu um período recente de catástrofes naturais e isso afetou diretamente a vida do pequeno e médio empreendedor. Segundo Antônio Bento Leite, vice-presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), os seguros têm um papel de “resiliência para a continuidade dos negócios”. Ele destaca ainda  a mudança gradual do conceito de valor através da adequação de produtos. “É necessário mudar a concepção do papel de seguros na economia, como um produto que ajuda o negócio dos PME, um instrumento importante para sobrevivência em períodos de crise. As crises fazem parte do nosso cenário econômico, o importante é garantir segurança para essas empresas quando elas surgirem”, avalia o vice-presidente da ABF.

Participaram do evento também como palestrantes Juliana Caligiuri – Vice-Presidente da SulAmérica, Caetano Minchillo – Gerente de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae Nacional.

Leia, por fim, a 25ª edição da revista:







banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.