Preço do seguro: modelos flexíveis são alternativa contra aumento

Preço do seguro: modelos flexíveis são alternativa contra aumento

Executivo Alberto Vargas conta que a mudança no planejamento de finanças e nos modelos de seguros podem revolucionar o mercado

No primeiro semestre deste ano, o setor de seguros cresceu 19,6%, em relação ao mesmo período de 2021, faturando R$80 bilhões. Oferecer modelos flexíveis de seguros pode ser um diferencial competitivo e uma alternativa para o momento inflacionário que o mundo atravessa.

A persistência dos preços mais altos cria um desafio claro, especialmente para as economias em desenvolvimento. Isso porque gera a necessidade de inovar na solução do problema que afeta tanto as empresas, pela possível perda de clientes, como o consumidor, que pode abrir mão do serviço pela impossibilidade de pagar.

O executivo Alberto Vargas, que é CFO na Liberty Seguros do Brasil, explica que o mercado precisa avançar junto com a necessidade do público.

“Atrair o consumidor com opções inovadoras de seguros não deve ser exceção. Uma transformação que está acontecendo no seguro de automóveis é a personalização,  você poderá ajustar seu seguro com base no que você precisa ou pode pagar, aumentando ou diminuindo seu nível de cobertura de acordo com o uso do carro e garantindo que não pague a mais pelo seguro”, comenta.

Uma forma de aumentar a produtividade é o uso de RPA, que pode automatizar certas tarefas e processos dentro dos escritórios. Isso permite que os funcionários gastem tempo em trabalhos de maior valor. É a técnica de IA mais comumente implantada entre empresas corporativas. A RPA eventualmente aumentará a produtividade.

Preço do seguro e a experiência do consumidor

O especialista ressalta que para otimizar a experiência do consumidor e trazer mais resultados, também é preciso tornar o tempo do colaborador mais produtivo. A modernização da tecnologia não equivale  à transformação digital: o cliente, os colaboradores e o fluxo de trabalho, juntamente com os recursos de tecnologia, devem estar no centro de todas as iniciativas de transformação. 

“Um exemplo é a plataforma da Liberty de seguro de vida, Meu Momento de Vida, em que é possível inserir informações pessoais e ter acesso rápido a preços adequados como experiência personalizada. Mesmo com a adoção recente, a ferramenta permitiu que os 20 mil corretores no Brasil aumentaram, em média, as vendas do seguro de vida em 30%”, finaliza.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Preço do seguro: automatização faz parte do processo de inovação em finanças?

Vargas ressalta que o consumidor busca mais soluções personalizadas e práticas. “É preciso criar uma transição contínua para uma nova geração de compradores de linhas pessoais, de automóveis e de vida que estão mais propensos a optar por interações virtuais, aplicativos do-it-yourself e modelos de cobertura alternativos”, explica ele.

Além disso, existem outras propostas de inovação aliadas à tecnologia que podem tornar a experiência do consumidor mais ágil e prática, como a adesão do Pix pelas principais seguradoras do país, em dezembro de 2020. A modalidade de transferência e pagamentos instantâneos, sem taxas ou impostos, rapidamente ganhou a preferência dos brasileiros.

Segundo o especialista, existem  processos de trabalho que podem ser adequados para tornar mais fluida e prática a experiência do consumidor. Um ponto dessa mudança é o uso de Inteligência artificial (IA), chatbots, big data e análises preditivas avançadas., Blockchain, Internet das coisas (IoT), telemática.

A próxima geração de finanças está sendo impulsionada pela convergência com a ciência de dados. Isso porque as equipes de planejamento estão cada vez mais se voltando para oportunidades a fim de desenvolver processos de relatórios automatizados. Sendo assim, é economizado um tempo considerável para os profissionais de finanças e liberando-os para se concentrar em projetos mais prioritários.

Os recursos tecnológicos permitem que as organizações financeiras executem análises de cenário flexíveis, bem como criar previsões financeiras contínuas para definir receitas e gastos para os próximos períodos fiscais. As empresas iniciaram a primeira onda de modernização nessa categoria, quebrando a função de planejamento de planilhas manuais e desconectadas e movendo-a para seus sistemas de registro hospedados na nuvem.

A Internet das Coisas (IoT) também pode ser aprimorada, trazendo conectividade para bilhões de dispositivos físicos em todo o mundo equipados com sensores e software, atualmente conectados à internet para coletar e compartilhar dados.

Dentro disso, existe potencial de uso do recurso em vários tipos de seguro:

1) informações sobre o comportamento do motorista  para seguro de veículo automotor;

2) aplicações inteligentes, incluindo  alarmes de segurança para seguro residencial;

3) dispositivos de rastreamento de condicionamento físico para seguro de vida e saúde.

A computação em nuvem  também trouxe inúmeras vantagens para o setor financeiro em várias áreas como serviço, segurança, inovação e escalabilidade. Organizações financeiras estabelecidas estão competindo para fornecer aos clientes finais usuários com mais velocidade e confiabilidade. Além disso, elas oferecem serviço escalável 24 horas por dia em seus produtos e serviços digitais. 

Contudo, Vargas destaca que as ferramentas tecnológicas vão ocasionar em grandes mudanças nas empresas do setor. “Nos próximos anos, tecnologias transformarão todos os processos das empresas, incluindo como comercializamos,  colaboramos,  treinamos e inovamos. Temos que apontar as tecnologias para criar valor e melhorar a jornada do cliente”, finaliza.

Fonte: Agência Contatto

Leia, por fim, a 27ª edição da revista:









banner pitzi


©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.