Como a tecnologia vai mudar a dinâmica da venda de seguros no Brasil

Como a tecnologia vai mudar a dinâmica da venda de seguros no Brasil

Novas informações para as seguradoras permitirão apólices personalizadas para os consumidores

Percebemos que a inovação em seguros se tornou mais que uma tendência no Brasil, principalmente para as seguradoras e as montadoras. Os carros conectados abrem novas possibilidades estratégicas para a segurança dos veículos que circulam no país. A LexisNexis® Risk Solutions, uma empresa que é fornecedora de dados, efetua análises avançadas e insights de clientes globalmente, está lançando no Brasil uma solução inovadora que abre novas possibilidades para o ecossistema brasileiro de seguros de automóveis. A solução, LexisNexis® Telematics OnDemand Brasil, oferece às seguradoras os benefícios do uso de dados de comportamento de condução baseados em telemetria, por meio da LexisNexis® Telematics Exchange do Brasil, no momento da cotação.

Giuliano Mourão, diretor geral da divisão de seguros da LexisNexis Risk Solutions no Brasil, afirma que a tecnologia vai aprimorar a avaliação de riscos das companhias de seguros. “A inovação já está presente em todos os setores, e o seguro não pode ser diferente. Aqui, a tecnologia é uma aliada para melhorar a avaliação do risco. Ao aprimorar a informação com dados de comportamento de condução baseados em telemetria, as seguradoras podem se diferenciar, oferecendo apólices cada vez mais personalizadas para os consumidores que atendem”.

A Stellantis, que possui a junção da FCA e PSA, possui 14 marcas no portfólio atualmente: Abarth; Alfa Romeo; Chrysler; Citroën; Dodge; DS; Fiat; Jeep; Lancia; Maserati; Opel; Peugeot; Ram; e Vauxhalln, será a primeira OEM a se juntar à plataforma Exchange no Brasil e vai disponibilizar a telemetria normalizada para soluções do setor de seguros, como a nova Telematics OnDemand Brasil, oferecendo inicialmente aos proprietários dos modelos Jeep Renegade, Compass e Commander, equipados com Jeep Adventure Intelligence, e proprietários do Fiat Toro, 500e (elétrico) e do SUV Pulse integrado com Fiat Connect ////Me a capacidade de tirar proveito de seus dados de comportamento de condução.

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A Telematics OnDemand Brasil vai permitir que as seguradoras alavanquem essas informações de comportamento de condução, com objetivo de para usar esses dados para segmentação de risco e ajudar a melhorar os índices de sinistralidade, além de aumentar a retenção e fidelidade dos segurados. A Telematics OnDemand Brasil complementará o atual modelo nacional de formatação de seguros, impactando a avaliação de risco de seguros existente.

De acordo com a SDB Automotive, o Brasil terá aproximadamente 930.000 carros nas estradas equipados com capacidade de conexão à Internet até o final de 2022, gerando dados de telemetria. A expectativa é que mais de 6,1 milhões de veículos – ou 1 em cada 10 carros que trafegam nas estradas brasileiras – sejam equipados com modem embutido até 2025.

Os benefícios dos carros conectados ao consumidor final são vantajosos. Quando pensamos na segurança e facilidade na localização de forma online e ágil, vai facilitar bastante para as seguradoras avaliarem os riscos. Atualmente, a Continental oferece soluções que possibilitam o rastreamento do veículo em caso de furto e a limitação da área permitida de tráfego via as chamadas cercas eletrônicas.

Ricardo Rodrigues, diretor das áreas de negócios SmartMobility/Architecture& Networking do Grupo Continental no Brasil, explica como funciona. “Os dispositivos que obtém informações técnicas do veículo, quando conectados à nuvem, que podem permitir via análise de dados e sistemas de inteligência artificial, a geração de alertas ao consumidor recomendando o momento adequado de manutenção daquele veículo. Em casos mais urgentes, pode ser sugerida a rede autorizada mais próxima no momento”.

Mudanças na venda do seguro

Percebemos que a inclusão de dados, a inserção de novos recursos e a forma na qual a gestão de softwares vem acelerando esse processo, percebemos que a dinâmica da venda de seguros já foi impactada. Reunimos especialistas, que compartilharam seus conhecimentos a respeito do assunto. Como a tecnologia vai aproximar o consumidor final na hora de efetuar o fechamento de um seguro? A resposta é simples: os corretores de seguros para alcançar suas metas audaciosas precisam estar antenados a todas as novidades, usar plataformas digitais convergentes com a sua estratégia e escolher fornecedores que tenham uma tecnologia que permitam propagar, por meio das suas ferramentas de vendas, serviços e produtos que protejam melhor o seu cliente final

O chairman do ITC Latam, evento de inovação em seguros, que acontece em abril de 2023 em Miami, voltado para o setor da América Latina, Gustavo Doria, foca na utilização da tecnologia, trazendo um atendimento personalizado. “A tecnologia ajuda na aproximação das pessoas do seguro. É um instrumento de facilitação e otimização da experiência do usuário. Quanto mais se investir e fazer do seguro um produto mais interessante para o consumidor, mais consumidores estaremos. A alquimia ideal, é poder ter um corretor de seguros, utilizando a tecnologia para passar de forma remota para o seu cliente, a eficácia do mesmo atendimento que ele faz presencial”.

Especialista na sinergia entre seguradoras e startups, o CEO da InsurTech Brazil, Samy Hazan, enfatiza as parcerias do corretor. “Vejo que a tecnologia vai afetar a venda de seguros sobre vários aspectos. O corretor estará muito mais emponderado, desde que ele faça parceria com as seguradoras e com as empresas de tecnologia, podendo ter mais produtividade, por focar mais na venda consultiva. E um aspecto importante é a personalização e a segmentação das ofertas por meio da ciência de dados avançada. O corretor poderá entender melhor as necessidades do cliente, fazendo uma oferta mais assertiva e segmentada. O ganho de agilidade é outro fator importante”.

Heitor Ohara, especialista em inovação e curador da delegação brasileira no Insuretech Connect Latam 2023, especifica que a pandemia forçou as empresas e os corretores a se adaptarem a uma aceleração da transformação digital. “A questão da tecnologia nas vendas de seguros tem dois aspectos. Um é a do relacionamento com o cliente e outra é das vendas em si. O período de pandemia, da reclusão, do impedimento do contato pessoal, acelerou o processo do mercado de transformação digital e trouxe para aquilo que dentro do relacionamento a gente pode chamar de transacional, todas as facilidades dos recursos de mensagens, que substituíram os e-mails, os sistemas de consultas dos portais, foi bem-vinda para o mercado de seguros no período da pandemia”.

Por: Karem Soares

Leia, por fim, a 28ª edição da revista:









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