Mercado de seguros tem vivido nos últimos anos uma forte transformação digital
Se antes a tecnologia, para alguns, era algo distante, com a pandemia até mesmo os mais relutantes se viram rendidos ao mundo digital. Fato é que esse novo modelo de consumo não se resumiu apenas ao período de isolamento, mas ganhou força no dia a dia de toda a população. Inclusive, nas empresas. Se antes o olhar para o digital se fazia tímido em muitas organizações, principalmente as tradicionais, a pandemia não deixou ninguém ileso. Um desses mercados foi o segurador, que nos últimos anos tem vivido uma forte transformação digital.
Na Icatu, uma das maiores seguradoras independentes do país em Vida, Previdência, Capitalização e Investimentos, existem cerca de 9 mil corretores parceiros que participam ativamente deste movimento de transformação digital que está desburocratizando os processos de corretagem, considerando o novo modo de consumo do cliente deste segmento. “Os clientes estão cada vez mais digitais, e os processos exigem novas habilidades técnicas no uso de tecnologias mais simples e intuitivas que proporcionam maior conveniência tanto no exercício da atividade, na gestão do negócio e da carteira, quanto no atendimento ao cliente”, afirma Humberto Sardenberg, Superintendente de Experiência Digital da Icatu.
Diante dos avanços tecnológicos, a Casa do Corretor, espaço virtual desenvolvido exclusivamente para os profissionais que comercializam as soluções da seguradora, se transformou numa plataforma prioritária de apoio às atividades dos corretores nas suas vendas e na gestão do seu negócio, com ampla adesão nos últimos anos. No primeiro semestre de 2022, foram registradas 700 mil operações pela ferramenta, entre consultas, alterações e solicitações (sem considerar vendas), e 645,6 mil acessos até setembro – elevação de 34% em relação ao mesmo período do ano anterior.
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A companhia também investiu fortemente na implementação da digitalização de contratos e documentos, assinatura eletrônica e o armazenamento e proteção de dados na nuvem. Além da a incorporação de softwares específicos para a gestão e vendas, ferramentas de multicálculo, plataformas de vendas online e softwares de gestão. “São ferramentas que possibilitaram mudanças reais no negócio do corretor, trazendo mais agilidade e autonomia. Nesse aspecto, a tecnologia é uma aliada do corretor de seguros”, ressalta o superintendente.
Outra iniciativa foi o Raio X, criado pela companhia, que é um bom exemplo dessa nova demanda do cliente. A ferramenta funciona como um simulador, a partir das informações pessoais de cada cliente como ano de aposentadoria, dependentes, informações profissionais, despesas mensais e patrimônio.
Após o preenchimento de todos os campos, a ferramenta processa as informações apuradas e gera automaticamente um diagnóstico de proteção personalizado para compartilhar com o cliente. “O Raio X auxilia o corretor no discurso de vendas, otimizando o tempo de pesquisa e análise do perfil do cliente, através de uma plataforma prática, detalhada e totalmente automatizada”, explica Humberto. Nesse primeiro semestre foram registrados 3.413 mil acessos.
Mas ainda que o mercado segurador esteja passando por um grande avanço tecnológico, o executivo vê o corretor de seguros como protagonista e um dos pilares fundamentais do negócio segurador. “Há ainda muitas dúvidas sobre seguro de vida, previdência e capitalização, e é justamente o corretor que atua no trato humano, como consultor, que irá trazer o máximo de informação e customização possível para o cliente final, algo que nenhuma tecnologia substitui”, conclui Humberto.
Fonte: Buzzing
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