De mulheres para mulheres! Uma conversa sobre “lugar de fala”

De mulheres para mulheres! Uma conversa sobre "lugar de fala"

Por Glaucia Saffa*

Artigo publicado originalmente na 41ª edição da revista. Visualize esta página em PDF

Com um time de marketing jovem e efervescente, estou sempre sendo provocada a reflexões atuais e controversas. E, com um time 70% feminino, obviamente organizamos nossa campanha de março e nossa estratégia de produtos para o público feminino: de mulheres para mulheres!

A criação de produtos para o público feminino tem sido apontada como uma grande oportunidade para os mercados de saúde, bem-estar e qualidade de vida. E muitos dados são utilizados para sustentar essa afirmação.

Mas considerando o cenário nacional, onde a liderança nas empresas ainda é predominantemente masculina, as áreas de saúde e educação, protagonizam uma transformação com índices que chegam a 70% e 69,4%, respectivamente, de mulheres em cargos de gerência, de acordo com pesquisa divulgada pelo IBGE no último dia 8 de março.

O dado nos leva a reflexão de que a atenção às mulheres talvez não se deva exclusivamente a oportunidade de mercado, mas ao fato de que, ao ocupar mais espaços estratégicos no mercado, nós mulheres, tenhamos conquistado mais espaço para criar soluções que atendam às nossas próprias necessidades. Isso é “lugar de fala” na prática.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

O conceito, que se popularizou no Brasil com o livro da escritora Djamila Ribeiro, sugere que o enunciador sempre reflete em seu posicionamento a sua realidade social, financeira e pessoal ao proferir um discurso sobre um determinado tema.

Mais do que o ativismo, termos diversos grupos representados nas companhias, nos leva a entregas melhores porque esses grupos estão ocupando seu “lugar de fala” para expressar suas necessidades e contribuindo para construção de soluções mais aderentes.

É realidade que precisamos estar em uma determinada posição e vivê-la para podermos falar por um grupo e representá-lo.

Fecho março feliz pela constatação de pequenas conquistas e confiante de que ainda possamos ter mais grupos representados nas lideranças das companhias.

* Glaucia Saffa é Diretora de Marketing na TEM Saúde Jornalista e Administradora, com MBA em gestão empresarial pela FGV. Trocou o jornalismo pela carreira executiva ao apaixonar-se pelo dinamismo da construção de negócios. Há 20 anos liderando áreas de marketing e produtos, atuou em projetos de varejo, afinidades, e-commerce e serviços de saúde com marcas como Natura, Ultrafarma, Mapfre e Casas Bahia e outras.

Compartilhe:

Nos acompanhe também pelas redes sociais

Links rápidos

Receba nossas informações em primeira mão

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.