Por: Bia Carrer*
Artigo escrito originalmente para a 41ª edição da revista.
Vivemos em um mundo repleto de estímulos e possibilidades, onde oportunidades surgem a cada instante. Em um cenário onde a atenção é um recurso valioso e disputado (e a sua marca está disputando com família, amigos e várias outras empresas), criar conexão é fundamental para diferenciar sua Corretora, destacar seus valores e conquistar atenção.
É claro que a persuasão, a necessidade, a urgência, tudo isso pode gerar venda, mas o verdadeiro valor da sua Corretora está na construção de uma presença sólida e consistente no mercado.
Sim, eu estou falando de branding.
O conceito de branding é uma poderosa ferramenta que vai além dos estímulos e ativações de venda. Quando investimos em uma campanha de performance, por exemplo, podemos ver resultados imediatos, mas eles muitas vezes desaparecem assim que o investimento acaba. O branding, por outro lado, não segue essa lógica instantânea, o efeito é menos perceptível no início, mas se edifica ao longo do tempo, é um processo constante de construção de valor.
O quanto a sua Corretora é conhecida? O quanto ela é considerada na decisão de contratação de um seguro? O quanto ela é preferida? Esse deve ser o seu foco.
PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS
Comunique claramente o propósito e os valores da Corretora, isso ajuda a construir uma identidade forte e a se conectar com os clientes. Crie conteúdo relevante e útil para estabelecer confiança e autoridade. Tenha um site bem estruturado e atraente, além de estar nas redes sociais onde o seu público se encontra. Desenvolva uma identidade visual que represente sua Corretora de forma profissional e seja consistente na aplicação. Mantenha uma comunicação constante e personalizada. Peça feedback sempre e use-o para melhorar o
serviço e a experiência do cliente na sua Corretora. Isso mostra comprometimento e ajuda a construir uma reputação positiva.
Imagine o branding como um investimento contínuo. Cada esforço de comunicação e relacionamento que você faz, adiciona um degrau ao crescimento da percepção da sua marca. Essa abordagem de comunicação não se baseia exclusivamente em números de vendas, mas sim na criação de uma relação de confiança e conexão com o público da sua Corretora. É como cultivar uma amizade de longo prazo, onde cada interação fortalece os laços.
Eu não vou mentir, criar algo memorável leva tempo, dedicação, constância, consistência e algumas doses (ou muitas) de paciência. Mas ao pensar em estratégias de marketing para a sua Corretora, pesquise sobre branding.
Um agradecimento especial à Revista Seguro Nova Digital que abriu este espaço para que eu pudesse compartilhar ideias. Se você gostou, me segue lá no @biadatex!
E calma, eu não sou contra performance. Ambos precisam andar juntos, mas esse é um assunto para uma próxima conversa.
*Bia Carrer é Gerente de Marketing da TEx