Seguro dos carros mais vendidos do Brasil ficou 25% mais caro para mulheres no 1º trimestre

Seguro dos carros mais vendidos do Brasil ficou 25% mais caro para mulheres no 1º trimestre

Para os homens, o preço caiu 46% no primeiro trimestre deste ano, segundo levantamento

No mês de março, o seguro dos dez carros mais vendidos do Brasil teve uma variação significativa no Brasil, fechando o comparativo mensal com queda de 34% para os homens e alta de quase 20% para as mulheres. No primeiro trimestre do ano, o número é ainda mais acentuado: diminuição de 46,4% para o perfil masculino aumento de 25,2% para o feminino em março, com relação a janeiro. O levantamento é da Minuto Seguros, uma empresa Creditas, líder no segmento de seguros online e uma das principais corretoras do país.

O ranking abrange 11 capitais brasileiras e considera a lista divulgada pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) para determinar os dez carros mais vendidos no período. Os números que mostram queda no valor do seguro para o perfil masculino ocorrem pelo segundo ano seguido, quando as apólices registraram queda superior a 21% em março de 2023 e de quase 33% no trimestre.

“Como a variação expressiva no perfil masculino ocorreu pelo segundo ano seguido, podemos enxergá-la como uma interessante tendência sazonal, que poderá ser confirmada com os próximos levantamentos. Já o aumento acentuado dos preços para as mulheres é alto para um único mês e pode ser enxergado como um ajuste de mercado com possibilidade de se normalizar nos meses seguintes”, explica Michel Tanam, Gerente Comercial da Minuto Seguros.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Entre os destaques do mês de março, estão:

(as comparações percentuais a seguir consideram o preço médio de março/24 contra fevereiro/24)

  1. A cidade com os menores preços médios, tanto para o perfil masculino quanto para o feminino, dentre os modelos analisados, foi Porto Alegre, onde o valor foi de R$ 1.908,59 (-42,6%) para homens, e R$ 2.137,20 (+10%) para mulheres.
  2. Belo Horizonte registrou os maiores preços médios no perfil masculino, com R$ 3.246,40 (-18,1%). Enquanto isso, Salvador foi a cidade com os maiores preços no perfil feminino, atingindo R$ 3.860,90 (+18,1%).
  3. A média geral para todos os modelos e capitais é de R$ 2.479,44 (-34%) para o perfil masculino, e R$ 2.969,23 (+19,7%) para o perfil feminino.

Entre as variações mais expressivas de valores para os modelos mais vendidos, nas capitais analisadas, estão:

  1. O Novo Polo Comfortline se mantém em primeiro na lista dos mais vendidos, registrando uma queda no perfil masculino e um aumento no feminino. No masculino, o modelo atinge o valor médio do seguro de R$ 2.319,00 (-34,9%). Já no feminino, o preço médio é de R$ 2.847,23 (+33,5%).

    A maior variação do modelo para os homens ocorre no Rio de Janeiro, alcançando R$ 2.406,04 (-60,7%), enquanto para as mulheres é em Belo Horizonte, alcançando R$ 3.886,61 (+74%).

  2. O Novo HB20 continuou na quinta posição em vendas e registra a maior queda na média dos valores para o perfil masculino (-38,1%), enquanto sofre um aumento expressivo no perfil feminino (+32,9%). A maior variação no perfil masculino se dá em Recife, onde chegou a R$ 4.108,25 (-58,5%), enquanto no feminino se dá em Porto Alegre, chegando a R$ 2.887,32 (+61,7%).

    A média dos valores é de R$ 2.104,28 para o perfil masculino e R$ 2.762,26 para o feminino.

  3. O Kicks Active, que sobe de décimo para sexto na lista da Fenabrave, registra uma queda no perfil masculino, enquanto registra o maior aumento no perfil feminino. No masculino, o modelo atinge o valor de R$ 2.810,19 (-26,4%), já no perfil feminino chega a R$ 3.338,00 (+40,2%).

    A maior variação para o perfil masculino é em Curitiba, com valor de R$ 2.442,05 (-64,7%). No feminino, a maior variação se dá em Belo Horizonte, com custo de R$ 5.386,89 (+113,9%).

Entre os destaques do trimestre, estão:

(as comparações percentuais a seguir consideram o preço médio de março/24 contra janeiro/24)

  • No perfil masculino, o Polo Comfortline foi o modelo que sofreu a maior variação: – 41,8% (R$ 2.319,00);
  • No perfil feminino, o Kicks Active foi o modelo que sofreu a maior variação: +54,4% (R$ 3.338,00);
  • A média geral de variação para todos os modelos e capitais foi de -46,4% para o perfil masculino e +25,2% para o perfil feminino.

Para saber sobre a cotação de seguro automotivo, basta acessar aqui.







banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.