Universidade de Negócios e Seguros do Grupo A12+ (UNS) foi criada com o objetivo de ampliar os conhecimentos dos sócios, Partners e suas equipes, unindose à Escola de Negócios e Seguros (ENS), instituição reconhecida pelo MEC. Em menos de dois meses, o projeto de qualificação atingiu a marca de mais de 600 alunos matriculados.
Renner Fidelis, presidente do Grupo A12+, menciona a importância da criação da UNS. “Na verdade, qualquer grande corporação tem um programa contínuo de capacitação e treinamento. O maior ativo que uma empresa tem é o seu recurso humano, ou seja, são as pessoas. CNPJ são apenas formas jurídicas de estruturar uma empresa. Profissionais capacitados contribuem muito não só com a empresa, mas com seu progresso pessoal e com o desenvolvimento da sociedade. Pensando nisso, nós criamos a UNS do Grupo A12+ e trouxemos uma entidade capacitada e certificada pelo MEC, a ENS. A iniciativa é voltada para todo o nosso ecossistema. Nós valorizamos muito as pessoas”.
Os cursos oferecidos pela UNS do Grupo A12+ possuem a duração de um ano e estão sendo realizados em quatro módulos, divididos em quatro colunas. A primeira coluna, mentalidade empresarial, visa contribuir com os sócios e Partners para ampliarem sua visão e para gerir as negociações com ferramentas mais modernas. A segunda coluna, inteligência do negócio, enfatiza que quem tem a informação detém poder. A terceira coluna, gestão de pessoas, destaca a importância dos colaboradores que tocam as empresas. Por fim, a quarta coluna, sucessão, prepara as empresas para a próxima geração, sejam os filhos dos sócios ou profissionais qualificados que desejam fazer carreira. Esses são os motivos que levaram o grupo que mais cresce no Brasil a criar um projeto educacional.
Para José Alexandre Cid, diretor comercial do Grupo A12+, é preciso gerar capacitação como instrumento de evolução para o ambiente corporativo.
“O sucesso alcançado nesse programa junto ao ecossistema do grupo vem demonstrando assertividade na escolha da direção e com o apoio de todo o conselho. Geramos a condução para novos conhecimentos e a proposta na prática de uma cultura inovadora, contribuindo com o desenvolvimento profissional e pessoal de todos que aproveitaram para se inscrever nos cursos”.
A UNS do Grupo A12+ conta com um total de 24 turmas, distribuídas em 14 turmas para aulas de até 700 colaboradores, cinco turmas com 250 líderes de equipes e cinco turmas com aulas para até 250 sócios cotistas e Partners, somando um total de 72 horas de conteúdo com temas variados.
PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS
Fernanda Souza, mentora de alta performance e docente da UNS do Grupo A12+, citou os benefícios da qualificação para quem busca se qualificar no projeto. “Hoje nós temos mais de 600 alunos que estão participando dos nossos módulos e entendem a importância do conhecimento, do desenvolvimento de novas habilidades e das competências, para que sejam profissionais qualificados perante um mundo dinâmico, com tantos desafios. Esse programa, voltado para todos os níveis, gera oportunidade para que possam se capacitar, adquirir conhecimento e aprimorar habilidades, para que estejam cada vez mais qualificados”.
O cálculo do Índice de Satisfação dos Alunos (ISA) para os cursos da Universidade de Negócios e Seguros do Grupo A12+ aponta uma percepção positiva dos acadêmicos em relação ao domínio do conteúdo pelo docente, à organização lógica das aulas, às técnicas de ensino utilizadas e à avaliação geral do curso. Em uma média com uma nota máxima de 5, o total apresentado na pesquisa é de 4,62, ou seja, 92,4% dos alunos estão satisfeitos com o método de ensino.
“Os resultados do Índice de Satisfação dos Alunos consolidam um projeto educacional sólido e com a credibilidade que o Grupo A12+ proporciona para todos os envolvidos. O percentual de 92,4% em cima de uma nota de 4,62 numa máxima de 5 é um resultado excelente, indicando mais uma vez o êxito dos cursos da UNS, reformulado com uma grade curricular onde é possível obter a especialização de forma objetiva e interativa. Estamos empenhados em proporcionar o melhor para todos os alunos. Além de planejarmos com precisão, o mais importante é colocar em prática e obter resultados positivos em todos os aspectos”, concluiu Flavio Lino de Paula, diretor de marketing e tecnologia do Grupo A12+.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia (EBAC), CEOs, diretores e gerentes de empresas de pequeno e médio porte no Brasil afirmam se preocupar em reter talentos através da oferta de cursos de aperfeiçoamento para todo o time. Mais de 60% dos players priorizam o conhecimento. Mais de 35% apostam nos cursos para gerarem novas expectativas junto aos negócios.
Outro estudo realizado pelo Índice de Confiança Robert Ralf aponta os três focos das empresas para pessoas: o investimento em qualificação (53%), a disseminação de uma forte cultura corporativa (49,2%) e a garantia da saúde mental da equipe (44%). Já o reforço das estratégias de retenção aparece em seguida (43,7%).
“Quem tem mais informação possui mais possibilidades de obter êxito nos negócios. O mercado de trabalho exige diversas atualizações a todo momento. Para isso, foi preciso gerar um programa com diversos cursos para englobar todos que fazem parte do Grupo A12+. Quem se dedica à condução do saber possui mais chances de ter sucesso na carreira. Nossa prioridade é gerar essa perspectiva e manter o acompanhamento desses profissionais em umajornada vitoriosa”, concluiu Evaldo de Paula, diretor de expansão do Grupo A12+.
Empresas como Google, Amazon, Microsoft e Apple investem substancialmente em programas de treinamento para aprimorar as habilidades de suas equipes e valorizar suas marcas. Além do setor de tecnologia, exemplos notáveis incluem as gigantes do varejo, manufatura e TI, como IBM, GE e Walmart.