Ressegurador publica Relatório de Sustentabilidade com lista de avanços não financeiros

Ressegurador publica Relatório de Sustentabilidade com lista de avanços não financeiros

IRB (Re) destaca que atuação do setor de seguros e resseguros está diretamente relacionada ao conceito de sustentabilidade e lista avanços não financeiros

O IRB(Re) publicou hoje (28/06) seu primeiro Relatório Anual de Sustentabilidade, referente a 2023. O documento, alinhado às orientações da Global Reporting Initiative (GRI), aborda aspectos ambientais, sociais e de governança. “Em 2024, celebramos 85 anos e a apresentação desse relatório é um marco. Nossas atividades são diretamente conectadas ao conceito de sustentabilidade, pois representam um instrumento de gestão de riscos para o tratamento adequado e a minimização dos impactos que possam afetar o desempenho das empresas e a vida das pessoas”, afirma Marcos Falcão, CEO do IRB(Re).

De acordo com o relatório, o estudo de materialidade concluído no ano passado pelo ressegurador tem como objetivo identificar potenciais riscos de sustentabilidade na atividade principal e na gestão da companhia. “Os riscos de sustentabilidade englobam, entre outros, riscos climáticos, ambientais e sociais, e a gestão desses riscos é crucial para as nossas operações e para as linhas de negócio nas quais atuamos. De todos os riscos apontados pelo estudo, o risco de alterações climáticas é o que merece mais atenção. Por isso, temos iniciativa voltada diretamente para pesquisas envolvendo o tema alterações climáticas. Também abordamos esses riscos em estudos, análises e monitoramentos”, comenta Thaís Peters, diretora de Controles Internos, Riscos e Conformidade do IRB(Re).

   NOTÍCIAS DE SEGUROS NO SEU WHATSAPP

Além de considerar os resultados econômico-financeiros apurados pelo IRB(Re) em 2023, quando a companhia retomou a lucratividade, o Relatório de Sustentabilidade destaca resultados não financeiros como a implementação do Programa de Integridade, o fortalecimento da estrutura de governança corporativa, a redução em 70% do consumo de energia, a diminuição de 20% no gasto de água e a participação no índice de diversidade da B3, entre outros avanços.

“Estamos cientes do nosso papel, como ressegurador, em identificar, avaliar, monitorar, mitigar e controlar adequadamente os riscos relacionados aos temas de sustentabilidade e em induzir a integração dessas questões como práticas de gestão da cadeia de seguros e resseguros. Entre as iniciativas implantadas em 2023, destaco o nosso Programa de Integridade que também tem um olhar focado para a sustentabilidade dos nossos negócios. Esse programa é direcionado a todos os nossos colaboradores, bem como aos parceiros de negócio, fornecedores e terceiros”, acrescenta Thaís.

O Relatório de Sustentabilidade 2023 do IRB(Re) está disponível para consulta ns site do ressegurador (www.irbre.com).







banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.