Por: Emir Zanatto * | Coluna escrita, originalmente, para a 44ª edição da revista digital
Quando você se depara com uma escolha, seja porque procurou por esse momento ou não, como você decide?
Você cria cenários imaginários para explorar as possibilidades que podem decorrer dessa decisão? Avalia qual opção apresenta o menor risco ou qual poderia proporcionar o maior ganho?
Quantas vezes você optou pelo caminho mais difícil e complexo, acreditando ser o correto? E quantas vezes, após a escolha, você continuou criando cenários, muitas vezes negativos, que geraram ainda mais medo e menos foco?
Lembro-me de um treinador de handebol, Renilson, já conhecido por quem está aqui há mais tempo, que dizia: “Quando for arremessar, não olhe para o goleiro! Senão você acerta o goleiro.” Esse conselho profundo aplica-se não apenas ao esporte, mas a todas as áreas da vida.
Se você não acredita em Renilson, confie em Nietzsche, que disse: “Quando você olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você”.
Suas escolhas moldam o futuro. Em muitos casos, o obstáculo é o caminho. Foque onde deseja ir e entregue toda sua energia a isso. Se der certo ou errado, esse será o preço que pagaremos.
NOTÍCIAS DE SEGUROS DE WHATSAPP
Aqui na TEx tivemos que fazer diversas escolhas, muitas vezes desafiadoras, mas foram os resultados dessas escolhas que nos trouxeram até aqui.
Olhando pra trás, podemos mexer em diversas variáveis.
Importante sempre lembrarmos que escolhas não significam renúncias. Optar pelo caminho mais complexo, mas que garante um maior ganho, é ter a certeza de que o obstáculo é o caminho. Sempre que escolhi esse caminho, e não foram poucas as vezes, o percurso foi sinuoso. Com muitos altos e baixos, e curvas que pareciam impossíveis. Que me fizeram chacoalhar. E aprendi que foi justamente por isso que deu certo.
Quando se escolhe o caminho desafiador, você evolui, e não apenas você, mas todos ao seu redor.
Não escolhemos o caminho mais fácil, nem o mais óbvio, pois ele só nos leva até onde já conhecemos. Queremos ir além, criar novas estradas, trilhos e redes que construirão o futuro. Escolhemos o obstáculo como caminho e o certo como valor central.
Somos feitos de sonhos, alguns deles aparentemente impossíveis, até o dia em que os escolhemos como nosso caminho.
- Emir Zanatto é CEO da TEx e colunista da Seguro Nova Digital