Zurich cresce 117% no seguro garantia

Zurich cresce 117% no seguro garantia

Com o resultado, seguradora se posiciona como uma das líderes do segmento

A Zurich Seguros se destacou no mercado de seguro garantia durante o primeiro semestre de 2024, registrando crescimento de 117%, conforme dados divulgados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). No mesmo período de 2023, a companhia contabilizava R$ 67,6 milhões em volume de prêmios (GWP). Já em 2024, esse número saltou para R$ 146,7 milhões, consolidando a posição da companhia como uma das líderes do segmento.

“Nos últimos anos, a Zurich vem crescendo e se consolidando no segmento de seguro garantia. Temos nos dedicado intensamente ao suporte técnico e comercial aos clientes e corretores em todas as fases do processo, investindo em ferramentas que facilitem a contratação e adesão ao seguro”, destaca Guilherme Ramiro, gerente de Seguro Garantia da Zurich Seguros.

Em 2023, a companhia reforçou a sua estrutura para operar com pequenas e médias empresas, investindo tanto na contratação de especialistas quanto em mudanças nas condições de aceitação dos clientes – tanto para garantias judiciais quanto para tradicionais, diminuiu o valor do patrimônio líquido mínimo requerido para a adesão ao seguro.

A seguradora também colocou à disposição dos corretores ferramentas que facilitaram sua atuação com o produto e a emissão das apólices, agora feita pelo próprio corretor, agilizando o processo operacional, que passa apenas pela análise da capacidade de pagamento das empresas.  Além da agilidade nas emissões, o corretor ganhou ainda mais facilidade para o gerenciamento de portfólio.

“Estamos cada vez mais competitivos no segmento. A automação dos processos facilita o dia a dia dos corretores e clientes. Queremos, cada vez mais, ser uma seguradora ágil e descomplicada”, explica Guilherme.

Enquanto a Zurich obteve um aumento significativo de seus números, o mercado de seguro garantia como um todo também apresentou crescimento, embora em um ritmo mais moderado. Segundo os dados da Susep, o setor registrou um aumento de 20% no volume de prêmios, passando de R$ 2 bilhões em 2023 para R$ 2,4 bilhões em 2024.

   NOTÍCIAS DE SEGUROS NO SEU WHATSAPP

No passado, a Zurich já havia se destacado pelo crescimento consistente em seguro garantia, atribuindo este sucesso a uma combinação de expertise técnica, atendimento diferenciado e inovação em produtos. Para o primeiro semestre de 2024, esses fatores continuam fundamentais.

Impacto da Lei de Licitações

A entrada em vigor da nova Lei de Licitações (Lei 14.133 de 2021) em 2023 trouxe novas expectativas para o segmento de seguro garantia a partir de 2024. Uma das alterações previstas na lei é a exigência de garantia de até 30% do valor inicial do contrato nas contratações de obras e serviços de engenharia cujo valor estimado supere R$ 200 milhões. Antes, o limite era 10%.

Na prática, além do aumento do limite da garantia, a lei prevê também a possibilidade de a seguradora retomar a obra pública no lugar do tomador inadimplente. Com essa alteração, o mercado segurador passa a ter maior responsabilidade na fiscalização das obras, o que fará das equipes especializadas um diferencial.

Segundo Guilherme, a Lei de Licitações traz como impacto mais imediato um crescimento do produto, mas também um aumento do risco. Nesse contexto, ter uma equipe de engenharia de riscos bem estruturada é muito importante para as seguradoras.

“A Zurich destaca-se pela expertise e equipe qualificada de engenheiros que atua desde a análise de risco até a emissão da apólice, oferecendo suporte técnico e comercial aos clientes em todas as fases do processo, além de diversas ferramentas de suporte ao cliente”, pontua.

A seguradora também tem como diferencial ofertar produtos que garantem não só o cumprimento do contrato, mas também a qualidade dos serviços e produtos entregues. Entre as ofertas da companhia estão soluções de seguros de performance, que garantem o cumprimento de metas e objetivos previstos em contratos.







banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.