‘O seguro de vida é para a vida’

'O seguro de vida é para a vida'

O ramo do seguro de vida é o que mais cresce entre os produtos de proteção no país. Os resultados apresentados anualmente mostram como a população está se conscientizando. Entretanto, se comparado com países onde a cultura do seguro está mais avançada, a penetração do segmento ainda é baixa.

Este novo momento do seguro de vida influencia as companhias a pensarem em produtos cada vez mais adequados aos públicos. Aliado a essas iniciativas está o processo de comunicação com a sociedade. Atualmente, as seguradoras se preocupam em deixar claro que os benefícios oriundos do seguro podem ser utilizados não só pela família do segurado em caso de morte, mas também pelo titular.

Especialista em trabalhar com proteções para todos os públicos, a Seguradora ALM é uma das empresas a desmistificar o seguro de vida no Brasil. Para que mais pessoas tenham acesso às informações, o CEO da companhia, Alexandre Dominguez, alerta que as seguradoras precisam investir em ações planejadas, “voltadas para alertar as pessoas sobre os benefícios dessa proteção”.

Seguro Nova Digital – A procura por seguro de vida no Brasil vem crescendo nos últimos anos. Quais são as razões disso?

Alexandre Dominguez – A procura por seguros de vida no Brasil aumentou nos últimos três anos, principalmente devido à pandemia, que gerou maior conscientização sobre a importância da proteção financeira e da segurança da família, devido ao cenário de incertezas. A diversificação de produtos oferecidos, com assistências variadas e tecnologias inovadoras, também impulsionou essa busca. E mesmo com o acesso às informações, a maturidade relacionada à preocupação com o bem-estar no futuro justifica o aumento na demanda por essa modalidade de seguro, que vem crescendo no país.

SND – Mesmo com a alta demanda, a penetração do seguro ainda é baixa. O que o mercado deve fazer para aumentar a percepção do brasileiro sobre a sua importância?

AD – As entidades representativas do setor e as companhias de seguros precisam impulsionar ações que levem à conscientização da importância do seguro de vida para a sociedade brasileira.

“Apesar da necessidade, compartilhar a compreensão sobre a relevância do seguro para as pessoas é essencial. O seguro é para a vida”

Essas informações precisam ser divulgadas e as seguradoras precisam investir em ações planejadas, voltadas para alertar as pessoas sobre os benefícios dessa proteção, que atende a todos, independentemente da classe, renda ou faixa etária. A Seguradora ALM coloca em prática as divulgações necessárias para levar esse tipo de informação para todos, em todas as camadas da sociedade.

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SND – Qual é o nível de importância do corretor de seguros nesse cenário?

AD – O corretor de seguros desempenha um papel essencial ao oferecer o seguro de vida, por poder auxiliar as pessoas e as empresas a compreenderem as suas opções e efetuar a escolha mais adequada, conforme suas necessidades.

Afirmo que quanto mais qualificado esse profissional estiver, maior será o impacto da importância dos produtos voltados para pessoas. Ou seja, quanto mais informação o corretor tiver, maiores são as chances de prestar uma consultoria personalizada para o seu cliente.

SND – Por que hoje em dia se fala muito mais em educação financeira do que antes?

AD – A educação financeira tem ganhado destaque, devido ao leque de possibilidades apresentadas para o controle das finanças pessoais e à necessidade de tomar decisões mais conscientes e responsáveis. Se você for analisar, o seguro de vida é uma ferramenta de proteção financeira. E a popularização de temas como investimento, planejamento e controle de gastos tem incentivado um interesse maior sobre o assunto. A busca por conhecimento sobre educação financeira ajuda a lidar com o controle dos gastos de maneira eficaz.

SND – A Seguradora ALM tem uma presença forte também na população de baixa renda. O que explica essa proximidade?

AD – O que explica essa presença é o nosso produto principal transcender nas classes sociais, porque todas necessitam. Com isso, aprendemos a atender a todas. Mas em especial, as classes menos favorecidas, uma vez que ela é a mais numerosa.

SND – Conte como a companhia vem trabalhando para atingir cada vez mais pessoas.

AD – Em 2024, a Seguradora ALM trabalhou em torno do Projeto Vida Longa, que se tornou referência na conquista da tão sonhada qualidade de vida, com adoção de hábitos saudáveis e a democratização do acesso ao seguro. Desde o início do ano, reunimos especialistas e promovemos ações para contribuir com a população, demonstrando os benefícios de cuidar do presente, projetando um futuro melhor para todas as famílias brasileiras. Abordamos assuntos ligados à saúde, à implementação da cultura do seguro de vida para a sociedade e reforçamos a importância da educação financeira, como ferramenta facilitadora voltada para gerar suporte no equilíbrio nas finanças.







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