As novidades da Zurich no seguro auto

As novidades da Zurich no seguro auto

Texto publicado, originalmente, na 47ª edição da revista.

Desenvolver seguros personalizados virou o grande desejo das companhias nos últimos anos.Ciente de que uma proteção bem desenhada faz diferença no seu cotidiano, o consumidor está mais exigente. Pensando nessa mudança de mercado, a Zurich vem atuando para atender os diversos públicos. No seguro auto, por exemplo, a companhia lançou recentemente a cobertura de Pequenos Reparos Premium.

A novidade amplia de R$ 1.000 para R$ 1.500 o valor de mão de obra coberto em caso de colisão. João Merlin, Diretor de Negócios em Automóvel da seguradora, conta que a cobertura nasceu após estudos detalhados de casos em que os danos do reparo ficavam abaixo do preço da franquia, mas mesmo assim eram custosos.

“A partir dessa análise, e diante de um cenário de mercado com franquias de casco mais altas, identificamos uma lacuna de mercado, na qual precisávamos trabalhar”, explica Merlin. Em entrevista exclusiva à SND, ele explica como a parceria com a Maxpar Assistência foi importante para o desenvolvimento da cobertura. Além disso, o executivo destaca como o corretor de seguros pode aproveitar essa novidade.

Seguro Nova Digital – Qual foi a necessidade que a companhia enxergou ao ampliar sua cobertura do seguro auto?

João Merlin – A cobertura de Pequenos Reparos Premium foi concebida com base em dois contextos principais: o foco no cliente, importantíssimos para a seguradora, e um o cenário atual de mercado do seguro automóvel.

Para criá-la, nos baseamos em estudos detalhados de clientes reais, que sofriam com danos que cujo reparo ficava abaixo da franquia, mas eram custosos. A partir dessa análise, e diante de um cenário de mercado com franquias de casco mais altas, identificamos uma lacuna de mercado, na qual precisávamos trabalhar.

SND – Quais são os diferenciais dessa novidade?

JM – A cobertura trabalha com três diferenciais principais em relação às coberturas de pequenos reparos do mercado: maior valor de mão de obra; inclusão de troca de para-choque e todas as suas peças com um valor relativamente alto de cobertura; e o acionamento independentemente de o valor de conserto superar ou não a franquia de casco.

Dessa forma, ampliamos de R$ 1.000 para até R$ 1.500 o valor de mão de obra coberto em caso de colisão e garantimos a troca do para-choque e seus itens complementares no valor até R$ 15 mil – diferenciais em relação à cobertura padrão para pequenos reparos já oferecida no produto.

SND – A nova cobertura terá impacto no preço médio que os clientes pagam no seguro?

JM – A cobertura de Pequenos Reparos Premium é uma cobertura adicional do seguro automóvel, ou seja, os clientes podem optar ou não por incluí-la no seu seguro na hora da contratação. Dessa forma, não há impacto no valor médio pago pelo cliente no seguro.

SND – Por que essa novidade também é importante para o corretor?

JM – No que diz respeito aos corretores, a cobertura de pequenos reparos premium da Zurich é importante porque agrega valor ao produto. O corretor de seguros é um dos principais parceiros de negócios da Zurich e queremos ser a melhor opção que ele pode oferecer a seus clientes.

Por isso, sempre buscamos desenvolver nossos produtos e colocar diferenciais que ajudem o corretor a oferecer uma solução completa para o cliente.

   NOTÍCIAS DE SEGUROS NO SEU WHATSAPP

SND – Conte qual é a sinergia entre a Zurich e a Maxpar Assistência?

JM – A sinergia entre a Zurich Seguros e a Maxpar Assistência está na complementaridade de suas expertises, oferecendo soluções de proteção e assistência de alta qualidade aos clientes.

A Zurich traz sua experiência centenária em seguros e sua vasta rede de distribuição, enquanto a Maxpar, especializada em serviços de assistência, contribui com sua capacidade operacional, infraestrutura robusta e soluções diferenciadas.

Juntas, garantem uma oferta de serviços integrados que aumentam a satisfação dos clientes, ao proporcionar uma assistência ágil e eficiente, essencial em momentos de necessidade.

SND – No ramo auto, quais os diferenciais da Zurich no mercado?

JM – Além da cobertura de Pequenos Reparos Premium, que é exclusividade da Zurich e hoje se posiciona como um dos nossos maiores diferenciais, a Zurich conta com uma grande facilidade de pagamento, que pode ser feito em até 12 vezes sem juros em cartões de crédito de qualquer bandeira – solução que também traz mais agilidade ao comissionamento do corretor.

Além disso, somos uma empresa que tem a sustentabilidade como um de seus pilares estratégicos, e temos transformado nossos produtos com esse olhar. Hoje, nossa jornada do automóvel conta com diversos diferenciais nesse sentido, como a compensação de carbono nos serviços de assistência 24h, carro reserva (sem custo para o cliente) e as oficinas Selo Verde, que garantem o reparo dos automóveis em oficinas que se preocupam com as melhores práticas do ponto de vista ambiental, social e de governança.

Fomos ainda pioneiros no seguro para carros elétricos e híbridos em 2019, e em 2023, aumentamos nosso valor de cobertura, que atualmente contempla praticamente todo o mercado.

SND – Embora seja o mais popular do país, apenas 30% da frota de veículos é segurada. Quais são os caminhos para aumentar a penetração desse ramo na sociedade?

JM – Aumentar a penetração do seguro auto na sociedade envolve uma combinação de estratégias que visam a conscientização do consumidor, a criação de produtos mais acessíveis e a inovação tecnológica.

Atualmente, são 19,9 milhões de veículos segurados no Brasil, o que, de acordo com a CNSeg, representa apenas 30% da frota nacional. Apesar dos desafios de penetração no mercado, há muita margem para crescimento. Para muitas pessoas ter um veículo ainda é um patrimônio importante, então a demanda por proteção, serviços e coberturas continua sendo uma realidade no mercado.

Por isso, a Zurich vem fazendo alterações no seguro auto para, justamente, atender as necessidades das pessoas. A companhia já ampliou a aceitação para veículos com até 15 anos e permite a modulação do produto. Os canais podem adequar coberturas e assistências de acordo com o perfil das pessoas em relação ao veículo. Isso vem como uma resposta frente ao envelhecimento da frota nacional.

No mês de julho, de acordo com levantamento da FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, as transferências de veículos usados alcançaram o melhor resultado anual, superior a 1,46 milhão de unidades, e registraram alta de 13,27% sobre junho.

“O segmento de seguros de automóveis está passando por uma fase de transformação impulsionada pela concorrência e pela inovação tecnológica. A Zurich está sempre atenta e busca se adaptar rapidamente às mudanças do mercado, oferecendo soluções inovadoras e centradas no cliente”.

No que diz respeito à distribuição, é também por isso que apostamos muito no canal corretor como impulsionador das vendas desse produto. Ele é o profissional mais próximo dos consumidores, aquele que pode atuar como um consultor e evidenciar para o cliente as vantagens da proteção securitária.

Por fim, desde 2023, temos trabalhado muito na conscientização através de campanhas de marca, sendo a mais recente a Geração Z, lançada em julho de 2024. Um diferencial dessa campanha é um trabalho muito forte com influenciadores, para além do marketing tradicional, o que nos ajuda ainda mais a trabalhar esse viés de conscientização e importância do produto e a atingir camadas diferenciadas da sociedade.

SND – 12 de outubro é comemorado o Dia do Corretor de Seguros. Qual é o tamanho da importância desse profissional para a seguradora?

JM – O corretor de seguros é um dos principais parceiros de negócios da Zurich. Por isso, sempre ressaltamos a importância fundamental desse profissional para todo o mercado de seguros.

Os corretores são peças-chave na conexão entre as seguradoras e os clientes, atuando como consultores especializados que ajudam os segurados a encontrar as melhores soluções para suas necessidades. Eles não apenas oferecem produtos de proteção, mas também orientam sobre as coberturas adequadas, esclarecem dúvidas, e auxiliam em momentos críticos, como no processo de sinistros, garantindo que o cliente receba todo o suporte necessário.

Por isso, na Zurich, os corretores são mais do que um canal de venda – são parceiros estratégicos que conhecem o perfil e as demandas de seus clientes. Isso contribui diretamente para a personalização de produtos e a melhoria constante dos nossos produtos e serviços.







banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.