Chevrolet é processada por vender informações para empresas de seguros

Chevrolet é processada por vender informações para empresas de seguros

Foto: Chevrolet / Divulgação

Dados de proprietários de veículos, monitorados pelo sistema OnStar, influenciam nos seguros

A General Motors junto com suas marcas Chevrolet e Cadillac estão sendo punidas pela justiça dos Estados Unidos. Segundo apurou o site automobilístico Vrum, o processo foi aberto devido à venda de informações sobre o comportamento dos motoristas para empresas de seguros. Os dados eram obtidos através do sistema de concierge OnStar, que permite o monitoramento do carro em tempo real pela fabricante e fornece auxílio em situações de emergência.

O sistema é válido mediante assinatura, e um dos serviços disponíveis é o rastreio do veículo, sendo assim, a montadora consegue informar às seguradoras o modo de condução de cada motorista.

A atitude, feita sem o consentimento dos proprietários, foi julgada pela Comissão Federal de Comércio dos EUA, que proibiu a fabricante de compartilhar os dados para as agências de seguros por cinco anos. A GM também foi processada pelo procurador-geral do Texas, Ken Paxton, sob a acusação de enganar seus clientes para obter o compartilhamento de informações. Agora, todas as políticas de privacidade da marca estão em apenas um documento.

   NOTÍCIAS DE SEGUROS NO SEU WHATSAPP

A General Motors foi acusada de compartilhar dados de direção, como excesso de velocidade e frenagens bruscas, com agências que repassaram esses dados sigilosos para as seguradoras, impactando nas taxas cobradas pelo seguro.

A Comissão Federal de Comércio dos EUA afirmou que a empresa não informou adequadamente os clientes sobre a coleta de dados e determinou que, agora, ela deve obter consentimento prévio para uso e divulgação desses dados. Além disso, a GM deve oferecer funções para desabilitar a coleta de localização e apagar informações, algo que a empresa diz já estar implementando em um programa de privacidade nos 50 estados dos EUA.

O sistema OnStar está disponível em todos os carros da Chevrolet que são vendidos no Brasil, entretanto, não há informações sobre o compartilhamento de dados sobre os condutores para as seguradoras.

Fonte: Vrum







banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.