Eventos climáticos mudam perfil de cobertura de seguros empresariais no Brasil

Eventos climáticos mudam perfil de cobertura de seguros empresariais no Brasil

Até meados de 2007, os registros de vendavais não chegavam a 10 por ano, mas passaram a ocorrer com mais frequência a partir de 2012

Com as chuvas de verão, crescem as preocupações com eventos climáticos extremos. Os sistemas de alerta apontam não só para o aumento no volume de chuvas, mas também de outros fenômenos climáticos mais severos como vendavais, granizo e ciclones.

No Brasil, os vendavais se tornaram mais frequentes nos últimos dez anos. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) classifica como “vendaval” ventos superiores a 80 km/h. Desde 2013, eles causaram R$ 12,7 bilhões em prejuízos e impactaram 10 milhões de brasileiros, de acordo com a Confederação Nacional dos Municípios.

Até meados de 2007, os registros de vendavais eram considerados incomuns. Segundo o INMET, não chegavam a 10 por ano, mas passaram a ocorrer com mais frequência a partir de 2012. Ao todo, foram 31 eventos, mesma marca de 2015. Em 2017, o número subiu para 36 e, em 2023, alcançou 51. De janeiro a outubro de 2024, o INMET já contabilizou 33 vendavais, muitos com ventos acima de 100 km/h, capazes de causar grandes estragos nas regiões afetadas.

   NOTÍCIAS DE SEGUROS NO SEU WHATSAPP

Os fenômenos climáticos menos comuns no Brasil, como ciclone, furacões e tornados, já estão incluídos nos seguros empresariais que oferecem cobertura para os prejuízos causados por esses eventos. A apólice da BB Seguros, nas modalidades Prático e Total, garante proteção contra danos decorrentes de vendavais, granizo, ciclones, tornados e furacões.

“Nossa missão é cuidar das pessoas e do que é mais valioso para elas. Por isso, seguimos comprometidos em expandir, periodicamente, as coberturas e assistências das apólices, reforçando nosso compromisso em oferecer o melhor atendimento aos clientes. Com a crescente recorrência de eventos climáticos severos no Brasil, buscamos desenvolver soluções inovadoras que são incorporadas aos nossos produtos”, diz Emerson Nagata, Superintendente Executivo de Negócios e Soluções Produtos Danos da Brasilseg, uma empresa BB Seguros.







banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.