Coneccta, uma antiga aliada do corretor que você pode estar conhecendo agora

Coneccta, uma antiga aliada do corretor que você pode estar conhecendo agora

Texto publicado, originalmente, na 50ª edição da revista digital.

Em junho, será comemorado o 30º aniversário da Coneccta, empresa especializada em operações de seguros. Apesar de tanto tempo no mercado, a companhia paranaense possui uma estratégia um tanto quanto tímida de comunicação. Durante as três décadas de atuação, a empresa destinou todas suas forças no atendimento aos corretores corporativos. Mas, a partir deste ano, a companhia adota uma postura mais agressiva no setor. Isso porque, ela está aumentando seu portfólio e passa a atender também os corretores do varejo.

Uma das líderes dessa nova frente é Mayara Fraguas, diretora comercial da Coneccta.

Em entrevista exclusiva à SND, Mayara conta a história da Coneccta, explica quais são os benefícios aos corretores parceiros e fala do projeto de expansão. Este último passa a contar com o apoio de Donizetti Ferreira, um experiente executivo do mercado que aceitou mais um desafio na sua carreira.

Seguro Nova Digital – Conte um pouco da história da Coneccta. Como foi idealizada e qual foi o plano de negócios à época.

Mayara Fraguas – A Coneccta foi fundada pelos experientes executivos e sócios Fernando Fraguas e Luis Gadotti. A empresa, que completa 30 anos de mercado em junho, já nasceu com o DNA em seguros, sendo assim especializada no segmento. Os fundadores tiveram a visão de criar serviços personalizados, com foco em atender às necessidades específicas de cada cliente, algo que caracteriza a empresa até os dias de hoje.

SND – Inicialmente, quem acreditou no projeto da empresa?

MF – A primeira grande parceria foi o HSBC. A Coneccta prestou diversos tipos de serviços a Corretora e Banco, desde a entrada do player no Brasil, até a venda para o Bradesco. Essa movimentação consolidou ainda mais a nossa credibilidade no mercado, pois nos tornamos referência no segmento de prestação de serviços especializados em seguros.

SND – Na sua avaliação, o que diferenciou a Coneccta no mercado?

MF – A empresa sempre se destacou pela capacidade de entender as necessidades dos clientes, integrar tecnologias disponíveis dentro de casa e desenvolver serviços personalizados.

SND – A empresa está mudando sua atuação. Qual é a razão desse movimento?

MF – A Coneccta tem uma sólida experiência no atendimento a corretores corporativos, o que é realizado até hoje. Agora, a empresa vai expandir para corretores varejo.

“Agora, a empresa vai expandir para corretores varejo. Perceber que as necessidades são semelhantes entre esses dois perfis é uma grande sacada. A carga operacional é um impeditivo para o crescimento e desenvolvimento das corretoras”.

É interessante como o corretor de varejo, muitas vezes sobrecarregado com tarefas operacionais, acaba não tendo tempo para se aprofundar em novos produtos, estratégias de cross-selling ou ampliar sua base de clientes. Isso é um reflexo claro das limitações enfrentadas por muitos profissionais do setor.

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Além disso, o seguro ainda está em processo de desenvolvimento no Brasil, e com uma importante parcela da população ainda sem consumir os produtos, há uma grande oportunidade de ampliação do mercado.

SND – De que maneira a Coneccta pode auxiliar os corretores nesse sentido?

MF – A Coneccta, com sua expertise, pode estar posicionada para ajudar os corretores a vencer essas barreiras operacionais, oferecendo soluções que liberem tempo e capacidade para focar no crescimento, inovação e em novos nichos de mercado.

SND – A maioria das corretoras de seguros no Brasil é de pequeno e médio porte. Quais são os serviços que a Coneccta oferece especificamente para esse público?

MF – Listamos quatro cargas que pesam no cotidiano do corretor: consumo de tempo com cotação; renovação das apólices; atendimento a sinistros; controle de pendências de parcela ou de  emissão. Montamos departamentos especializados para cada demanda. A central de sinistro, por exemplo, funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Além disso, temos a central de renovação, o serviço mais antigo da casa, a central de cotações para o corretor que não abre mão de negociar com o cliente, além do módulo de pendências.

SND – Qual é o nível de importância desses serviços para a operação das corretoras?

MF – Esses serviços integrados demonstram a preocupação da Coneccta em não apenas fornecer soluções operacionais, mas também, ofertar um atendimento tão bom quanto o do próprio corretor ao segurado, e permitir que os corretores foquem no que realmente importa: o relacionamento com seus clientes, o crescimento do portfólio e a expansão de seu mercado.

SND – Muito conhecida na região Sul do país, a empresa está se expandindo para o Sudeste. Como esse projeto está sendo viabilizado?

MF – A expansão da Coneccta para a região Sudeste, com a liderança de Donizetti Ferreira em São Paulo, está bem alinhada com a estratégia de crescimento da empresa. A experiência de mais de 20 anos no mercado de backoffice dá uma base sólida para esse movimento, permitindo à Coneccta expandir com confiança e foco em inovação. A visita de Donizetti à estrutura de Pinhais e o projeto bem estruturado mostram que a empresa está preparada para dar esse próximo passo.

Donizetti Ferreira possui mais de 30 anos de experiência no mercado de seguros. Em boa parte desse período, o executivo construiu um forte relacionamento com os corretores, além de ter focado em processos de inovação dentro das companhias. Recentemente, Doni, como é mais conhecido, aceitou o desafio de expandir o relacionamento da Coneccta para a região Sudeste.

SND – Qual é o seu desafio hoje dentro da Coneccta?

Donizetti Ferreira – Tenho o desafio de levar ao conhecimento dos corretores, a empresa e sua história. Isso é crucial, pois vai evidenciar a credibilidade de uma empresa com tanto tempo de mercado.

SND – A empresa tem bastante tempo de mercado, mas ainda é pouco conhecida fora da região Sul. De que forma aumentar essa popularidade?

DF – O trabalho de branding será fundamental para a construção de reconhecimento da marca e para chamar a atenção dos corretores sobre os benefícios estratégicos da terceirização de serviços operacionais. A prova de conceito a partir dos depoimentos de quem já usa e confia na Coneccta é uma maneira eficaz de construir uma rede de confiança. A Coneccta tem uma bagagem valiosa para oferecer e compartilhar com os corretores.

Por fim, a participação nas feiras deste ano, como Brasesul e Conec, sedimentará o compromisso da Coneccta em se colocar próxima dos corretores, ouvindo suas necessidades e tirando dúvidas sobre os serviços. Esse tipo de interação direta com o público-alvo é fundamental para fortalecer a credibilidade e gerar mais engajamento.







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