Évora Seguros vê mercado de consórcios amadurecido e orienta clientes para fechar um bom negócio

Évora Seguros vê mercado de consórcios amadurecido e orienta clientes para fechar um bom negócio

Saiba o que é importante analisar antes de contratar um consórcio para veículos ou imóveis

O consórcio tem se consolidado no mercado como uma alternativa de planejamento financeiro, principalmente em cenários de juros altos, instabilidades no mercado internacional e custos elevados de financiamento.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC), no 1º bimestre de 2025, as vendas de cotas avançaram 25,9%, com 11,41 milhões de participantes ativos em grupos de consórcios, no mês de fevereiro, novo recorde histórico. Os créditos contratados em janeiro e fevereiro cresceram 39,9%, em relação ao mesmo período de 2024.

“Vemos um mercado amadurecido, com recordes de aquisição de cotas, e os clientes cada vez mais conscientes da importância de programar o orçamento para a aquisição de bens e serviços. Nossa função, como corretora, é estar ao lado desse cliente como consultora para que fechem o melhor negócio”, explica Thiago Rocha, Diretor da Évora Seguros.

NOTÍCIAS DE SEGUROS NO SEU WHATSAPP

Pensando em facilitar a vida das pessoas que sonham com a casa própria ou com seu carro novo, a Évora fez uma lista de  orientações para o cliente estar atento a alguns direitos e condições próprias para os consórcios:

  • Esteja seguro de que a administradora está autorizada pelo Banco Central, sem reclamações no Procon;
  • Peça informações sobre a quantidade de participantes que já aderiram, e, se o grupo já foi constituído, para atestar a saúde financeira do grupo;
  • Verifique os tipos de pagamento e formas de contemplação;
  • Entenda os prazos, reajustes, multas por atraso, e casos de inadimplência;
  • Conheça os valores vigentes do contrato, como a taxa de administração e o fundo de reserva;
  • O consórcio de veículos não é exclusivo aos carros zero km; os seminovos também podem ser consorciados;
  • O dinheiro das cotas funciona como uma aplicação e se o cliente desistir do consórcio, ou não for sorteado, recebe parte do valor investido, descontadas as despesas administrativas;
  • Estes valores podem ser consultados e solicitados diretamente às administradoras de consórcio, através do Sistema de Valores a Receber (SVR), do Banco Central;
  • O consorciado pode optar por um bem diferente do previsto no contrato, uma vez que, com a contemplação, tem direito a um crédito equivalente ao valor do bem objeto do contrato.
  • O fornecedor ou vendedor do bem também pode ser escolhido pelo consumidor, de acordo com sua preferência.






banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.