Inteligência Artificial aumenta precisão na avaliação dos riscos em seguros

Inteligência Artificial aumenta precisão na avaliação dos riscos em seguros

Tecnologia vem se tornando responsável por levar um seguro personalizado e que caiba no bolso dos consumidores

Este texto foi publicado, originalmente, na 52ª edição da revista digital.

Um levantamento realizado pela KPMG revelou que 81% dos CEOs de seguros priorizam o investimento em inteligência artificial. Uma das razões desse foco é o elevado índice de precisão que essas ferramentas possuem na avaliação dos riscos. A Inteligência Artificial se tornou um recurso importante nesse processo.

Ao analisar dados de forma mais detalhada, a ferramenta identifica padrões ocultos e complexos, adapta-se de forma dinâmica a novas informações e reduz a subjetividade e os vieses humanos. Além disso, a tecnologia personaliza a avaliação para casos individuais, bem como detecta anomalias e fraudes com maior frequência.

Além de aumentar a precisão na precificação do seguro, a tecnologia vem reduzindo perdas e está auxiliando no processo de detecção de fraudes. É o que destaca o Vice-Presidente de Tecnologia, Transformação e Operação da AXA no Brasil, Bruno Porte.

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Enquanto isso, o segurado se beneficia pelo potencial de prêmios mais justos e produtos mais adequados às suas necessidades.

“Toda ferramenta ou inovação tecnológica que nos possibilita acelerar processos, além de oferecer soluções e atendimento com maior excelência é bem-vinda”, conta o executivo.

A IA, especialmente o machine learning, pode processar e analisar quantidades massivas de dados estruturados e não estruturados de diversas fontes (histórico de sinistros, dados demográficos, telemetria, dados climáticos, redes sociais). Isso permite identificar fatores de risco que seriam invisíveis para os métodos tradicionais.

Por outro lado, o especialista da AXA no Brasil ressalta que a capacidade humana é essencial, mesmo em um ecossistema altamente tecnológico. “Não podemos deixar de lado as capacidades e os diferenciais de um atendimento personalizado, bem como o contato humano, para tornar nosso produto e experiência do cliente únicos, alinhados com as necessidades de diversos públicos”, conclui.







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