TV Resseguro apresenta estudo sobre o setor

TV Resseguro apresenta estudo sobre o setor

A TV Resseguro, da GRTV, apresentou o estudo econômico sobre o mercado de resseguro no Brasil. A pesquisa foi conduzida pela ABECOR (Associação Brasileira das Empresas de Corretagem de Resseguros) e publicada pela editora Roncarati. A análise foi debatida em um programa especial, apresentado por Pedro Roncarati, e contou com a participação de três grandes nomes do setor: Rodrigo Botti, especialista em resseguro e Country Head Reinsurance Treaty da Lockton Re; Eduardo Toledo, presidente da ABECOR; e o consultor Francisco Galiza, especialista em economia e resseguro.

Francisco Galiza abriu o debate contextualizando o mercado brasileiro de resseguro, destacando sua forte correlação com o setor de seguros. Ele chamou atenção para o desafio atual: a queda da retenção dos resseguradores locais ao longo dos anos. “Apesar do crescimento do setor, a participação do resseguro nacional diminuiu, o que exige reflexão sobre o futuro papel do mercado local frente ao aumento de riscos ambientais e climáticos”, avaliou Galiza.

   NOTÍCIAS DE SEGUROS NO SEU WHATSAPP

Na sequência, Eduardo Toledo abordou a evolução do mercado de corretagem de resseguro no país, enfatizando o amadurecimento dos corretores locais diante do aumento da concorrência internacional. Para ele, a qualificação profissional, a inovação em produtos e a adaptação ao novo marco regulatório são os principais caminhos para o fortalecimento sustentável do setor. “A corretagem vive um momento de consolidação e oportunidades, mas que exigirá visão estratégica e investimento em capacitação técnica”, destacou o presidente da ABECOR.

Encerrando o painel, Rodrigo Botti apresentou os principais dados do estudo, que aponta uma queda significativa na retenção de prêmios de resseguro no Brasil — de 59% em 2018 para cerca de 30% em 2024. Ele também destacou o avanço do mercado alternativo, como os instrumentos financeiros de transferência de riscos (ILS), e a expansão do co-seguro como resposta à baixa retenção local. “É preciso refletir se esse é o modelo de mercado que o país deseja. O estudo mostra a importância de discutir abertamente o futuro do resseguro brasileiro”, concluiu Botti.

Confira a íntegra do programa: https://www.youtube.com/watch?v=QeiEPzJdWa0







banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.