Demanda por seguro auto cresceu 3% em 2025

Demanda por seguro auto cresceu 3% em 2025

O resultado indica uma demanda persistente por seguros, que manteve praticamente o mesmo comportamento do ano passado

O mercado brasileiro de seguros fechou 2025 com um crescimento de 3% na procura do seguro auto, em relação ao ano anterior. É o que revelou o Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS), que mede mensalmente o comportamento e o volume das consultas na plataforma da Neurotech, empresa da B3 pioneira em soluções de inteligência artificial aplicadas a seguros e crédito. O acumulado contrasta com a instabilidade observada nos últimos meses do ano passado. Em dezembro, por exemplo, a procura por seguros recuou 7,58% contra o mesmo mês de 2024, porém, na comparação com o mês de novembro, houve acréscimo de 6,53%. 

Daniel Gusson, head comercial de Seguros da Neurotech, ressalta o impacto positivo do programa de redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que entrou em vigor em julho de 2025. “Apesar do crescimento tímido do número de emplacamentos no acumulado do ano, abaixo do que foi projetado pela Fenabrave [Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores], o volume de vendas foi favorável. Sem dúvidas, a redução do imposto promovida pelos programas do governo beneficiou  o aquecimento do mercado na segunda metade do ano, principalmente entre segmentos com os menores preços”, afirma. 

Segundo a Fenabrave, em 2025 foram emplacados 2.541.938 veículos novos, considerando automóveis e comerciais leves, o que representa um aumento de 1,82% contra o ano anterior. O varejo (venda para o consumidor final) somou 1.344.520 unidades, queda de 1,2% frente a 2024. Em sentido oposto, as vendas diretas (comercialização direta para locadoras, frotistas, taxistas) alcançaram 1.197.418 unidades, com alta de 6,8% na comparação anual. No recorte por região, o seguro auto se destaca para a demanda no Norte do País, que registrou o maior crescimento na comparação anual com alta de 13,95% com 138.691 itens vendidos. Já o Sudeste lidera o volume de itens vendidos com 1.328.525, um crescimento de 2,88% em comparação com 2024.

Compartilhe:

Nos acompanhe também pelas redes sociais

Links rápidos

Receba nossas informações em primeira mão

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.