“A capitalização é um produto de economia programada”, diz diretor da Icatu

"A capitalização é um produto de economia programada", diz diretor da Icatu

Marcelo Oliveira, Diretor de Capitalização da Icatu, fala sobre o novo momento do setor e as principais características do produto

A Icatu – seguradora 100% brasileira e especialista em soluções de Seguros de Vida, Previdência, Capitalização e Investimentos, é o quinto maior grupo econômico em Capitalização no Brasil, com market share de 9,2% no segmento. Em 2021, a companhia registrou faturamento na ordem de R$2,2 bilhões, aumento de 13%.

Segundo Marcelo Oliveira, diretor de Capitalização da Icatu, os produtos de capitalização constituem uma história de sucesso no Brasil, e mostram-se resilientes. E essa não é uma realidade só da companhia. De acordo com a Federação Nacional de Capitalização (Fenacap), o mercado de capitalização no Brasil cresceu 5,9% em 2021 na comparação anual com 2020, registrando receitas totais de R$ 24,3 bilhões. No primeiro trimestre de 2022, o mercado seguiu crescente, registrando R$ 6,7 bilhões em receitas, com aumento de 15,91%, em relação ao mesmo período do ano anterior.

Com muitos tabus no mercado financeiro sobre o produto, Marcelo enfatiza: “A capitalização não é um investimento”. E explica: “Historicamente, é uma economia programada indicada para quem não tem o hábito de poupar. Além de ajudar a adquirir disciplina financeira, permite concorrer a sorteios semanais, mensais e semestrais. É um instrumento financeiro com capacidade de criar o hábito de poupar dinheiro, seja de uma única vez, em parcelas mensais ou periodicamente. Com uma economia programada e o incentivo dos sorteios fica mais fácil ter disciplina para economizar”. Além disso, o executivo explica que a capitalização é mais acessível do que o mínimo exigido por várias instituições bancárias para abertura de uma conta poupança.

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Com a pandemia, as pessoas perceberam a capitalização como um instrumento de reserva de valor e que pode ser usada em momentos de emergência. E um dos diferenciais deste mercado é a sua capacidade de aplicações. “A capitalização é um produto capaz de se adaptar a diferentes modelos de negócios: como marketing, filantropia e a garantia locatícia, por exemplo”, explica Marcelo.

“O mercado tem se reinventado e lançado produtos para atender às mais variadas demandas. Um dos diferenciais da Capitalização é a sua capacidade de se acoplar a outros setores na criação de novas soluções. E é esse o nosso modelo de negócio que, inclusive, conta com uma arquitetura de APIs cada vez mais consolidada para os nossos parceiros, que possibilitam a entrega dos nossos produtos em diferentes canais e regiões”, completa o executivo.

Leia, por fim, a 25ª edição da revista:








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