A importância de o corretor estar presente nas redes

A importância de o corretor estar presente nas redes

Por: Regina Lacerda*

Não é de hoje que o assunto digital tem rondado os corretores de seguros. Redes sociais viraram estratégia de marketing para corretores mostrarem seu trabalho e venderem seguros. Afinal, diz o ditado: “quem não é visto, não é lembrado”.

Num mundo globalizado e pós-pandemia, estar nas redes sociais se tornou mais que necessário: é imprescindível para todo profissional que deseja se manter vivo no mercado, fortalecendo sua marca e alavancando suas vendas de forma estratégica e escalonada. O cliente deixou de ser atendido pessoalmente e migrou para o ambiente virtual.

Assim, recursos tecnológicos, os mais variados, podem se tornar aliados, ou não, do profissional corretor de seguros.

Tenho certeza de que este é um tema que ainda apavora muitos corretores. Afinal, estar nas redes sociais não é tão simples assim. Não basta criar um banner bonito e fazer uma postagem em horário estratégico. Sem contar a disputa pelo espaço com grandes corretores, bancos,seguradoras e demais players do mercado.

Uma pesquisa rápida do google pela palavra seguro automóvel pode custar cerca de 12 reais para quem quer investir num anúncio, por exemplo. E não necessariamente o custo do anúncio será pago porque, em geral, as pessoas estão pesquisando preço e isso faz com que elas cliquem em mais de um anúncio e nem sempre comprem.

Então, como se já não nos bastasse tantas coisas pra fazer, ainda temos que encarar mais uma: aparecer, ser visto e se manter nas redes sociais.

Eu mesma estou nesse desafio há algum tempo. E olha que não sou das mais tímidas não. Mas, pra gravar um vídeo, ai meu Deus!

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Nesse texto quero compartilhar 5 dicas que estou fazendo para encarar esse desafio, reposicionar minha marca pessoal como corretora de seguros, a marca da nossa empresa e trazer resultados de reconhecimento e vendas:

  1. Planejamento estratégico – Muito mais do que fazer alguns posts, é preciso ter estratégia. Estudar o público, o comportamento de quem consome o seu conteúdo, estudar o mercado e estar sempre se atualizando para não ficar atrás da concorrência.
  2. Criação para diversos tipos de redes – Atualmente estou presente em várias redes: Facebook, Instagram, LinkedIn, TikTok e YouTube Shorts. Por quê? Porque é onde o público está! Você precisa atingir a audiência em diversos formatos e estar presente em todos os lugares para se manter “quente” na memória de quem te acompanha.
  3. Gestão de tráfego – Quando as pessoas pesquisam sobre o seu nicho na internet, você aparece entre as primeiras sugestões? Crescer de forma orgânica online é muito bom, claro. Mas é importante, também, encurtar o caminho para que as pessoas cheguem até você, principalmente quando o foco é venda, seja do seu produto, serviço ou imagem.
  4. Participação em lives e podcasts – Os eventos online são um grande fenômeno, portanto, é imprescindível se fazer presente nesses lugares.
  5. Programas de mentoria – Outra coisa muito importante é usar a sua autoridade e conhecimento para ajudar a alavancar a carreira de outras pessoas. Seja generoso, compartilhe, contribua com o mercado. Seja referência!

Esse ano aceitei o desafio de criar o VIVA SEGURO, um PODCAST semanal, veiculado simultaneamente em 3 rádios e no You Tube. Um espaço para difundir a cultura do seguro, compartilhar e orientar sobre dicas de produtos, seguradoras, legislação, sinistro e muito mais. Tudo isso tem me desafiado bastante, tanto pela disciplina com o tempo como pelo preparo dos temas. Mas, tem valido à pena.

E você, corretor de seguros, não acha que está na hora de encarar esse desafio e se projetar?

*Regina Lacerda é CEO da Rainha Seguros, Acadêmica da ANSP e Presidente do CESB

Leia, por fim, a 33ª edição da revista:


Seguro Nova Digital #33




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A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.