Por: Regina Lacerda*
Não é de hoje que o assunto digital tem rondado os corretores de seguros. Redes sociais viraram estratégia de marketing para corretores mostrarem seu trabalho e venderem seguros. Afinal, diz o ditado: “quem não é visto, não é lembrado”.
Num mundo globalizado e pós-pandemia, estar nas redes sociais se tornou mais que necessário: é imprescindível para todo profissional que deseja se manter vivo no mercado, fortalecendo sua marca e alavancando suas vendas de forma estratégica e escalonada. O cliente deixou de ser atendido pessoalmente e migrou para o ambiente virtual.
Assim, recursos tecnológicos, os mais variados, podem se tornar aliados, ou não, do profissional corretor de seguros.
Tenho certeza de que este é um tema que ainda apavora muitos corretores. Afinal, estar nas redes sociais não é tão simples assim. Não basta criar um banner bonito e fazer uma postagem em horário estratégico. Sem contar a disputa pelo espaço com grandes corretores, bancos,seguradoras e demais players do mercado.
Uma pesquisa rápida do google pela palavra seguro automóvel pode custar cerca de 12 reais para quem quer investir num anúncio, por exemplo. E não necessariamente o custo do anúncio será pago porque, em geral, as pessoas estão pesquisando preço e isso faz com que elas cliquem em mais de um anúncio e nem sempre comprem.
Então, como se já não nos bastasse tantas coisas pra fazer, ainda temos que encarar mais uma: aparecer, ser visto e se manter nas redes sociais.
Eu mesma estou nesse desafio há algum tempo. E olha que não sou das mais tímidas não. Mas, pra gravar um vídeo, ai meu Deus!
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Nesse texto quero compartilhar 5 dicas que estou fazendo para encarar esse desafio, reposicionar minha marca pessoal como corretora de seguros, a marca da nossa empresa e trazer resultados de reconhecimento e vendas:
- Planejamento estratégico – Muito mais do que fazer alguns posts, é preciso ter estratégia. Estudar o público, o comportamento de quem consome o seu conteúdo, estudar o mercado e estar sempre se atualizando para não ficar atrás da concorrência.
- Criação para diversos tipos de redes – Atualmente estou presente em várias redes: Facebook, Instagram, LinkedIn, TikTok e YouTube Shorts. Por quê? Porque é onde o público está! Você precisa atingir a audiência em diversos formatos e estar presente em todos os lugares para se manter “quente” na memória de quem te acompanha.
- Gestão de tráfego – Quando as pessoas pesquisam sobre o seu nicho na internet, você aparece entre as primeiras sugestões? Crescer de forma orgânica online é muito bom, claro. Mas é importante, também, encurtar o caminho para que as pessoas cheguem até você, principalmente quando o foco é venda, seja do seu produto, serviço ou imagem.
- Participação em lives e podcasts – Os eventos online são um grande fenômeno, portanto, é imprescindível se fazer presente nesses lugares.
- Programas de mentoria – Outra coisa muito importante é usar a sua autoridade e conhecimento para ajudar a alavancar a carreira de outras pessoas. Seja generoso, compartilhe, contribua com o mercado. Seja referência!
Esse ano aceitei o desafio de criar o VIVA SEGURO, um PODCAST semanal, veiculado simultaneamente em 3 rádios e no You Tube. Um espaço para difundir a cultura do seguro, compartilhar e orientar sobre dicas de produtos, seguradoras, legislação, sinistro e muito mais. Tudo isso tem me desafiado bastante, tanto pela disciplina com o tempo como pelo preparo dos temas. Mas, tem valido à pena.
E você, corretor de seguros, não acha que está na hora de encarar esse desafio e se projetar?
*Regina Lacerda é CEO da Rainha Seguros, Acadêmica da ANSP e Presidente do CESB
Leia, por fim, a 33ª edição da revista: