AECOR-RJ dá dicas para corretor superar dificuldades na pandemia

AECOR-RJ dá dicas para corretor superar dificuldades na pandemia

Como o corretor de seguros pode superar o atual momento de crise, gerado pela pandemia de COVID-19? De acordo com o diretor da Associação Estadual dos Corretores de Seguros do Rio de Janeiro (AECOR-RJ), Roberto Cabral, a palavra chave é “negociação”, principalmente para aqueles profissionais que não possuem uma reserva para emergências.

Do ponto de vista do mercado, ele acredita que os corretores devem se unir para reivindicar às seguradoras maior agilidade na liberação de comissões ou mesmo a sua antecipação, bem como mais rapidez na regulação de sinistros. Cabral acredita que a atuação dos corretores é vital para que esse tipo de prática se concretize de fato, e para que a categoria não fique passiva diante dos acontecimentos.

“A Fenacor, com toda a sua representatividade, fez o seu papel ao convocar as companhias a ampliarem as suas coberturas e manterem as indenizações para casos de pandemia”, exemplifica. Ele conta que também solicitou posicionamento em nome de seus corretores e clientes, obtendo êxito. “Porém, penso que se não tivéssemos feito assim, os procedimentos adotados teriam sido diferentes”, completa.

Leia também:

Chega ao mercado nova Associação de Corretores de Seguros

No sentido de manter a sustentabilidade de suas finanças, ele aconselha que “tentem a negociação de aluguéis, contratos de compra de qualquer bem, e que verifiquem com seus contadores a postergação do pagamento de impostos – no caso dos inscritos no Simples Nacional, por exemplo, houve uma prorrogação”, lista, destacando a importância de fazer isso antes dos vencimentos.

“Depois que isso tudo passar, acredito que será preciso repensar e reorganizar o mercado. Com certeza muitos corretores irão de reposicionar: escritórios para quê? Esse número de funcionários imprescindível?”, questiona Cabral.

O corretor Pedro De Lucca Neto, também dirigente da Associação, faz eco ao elogio à atuação da Fenacor. “Após um momento de incertezas e alguma insegurança sobre como as seguradoras iriam proceder no que tange à liquidação dos sinistros de Vida relacionados ao COVID-19, a Federação cobrou postura proativa das seguradoras em prol do consumidor e, para o bem da nossa categoria, houve bom senso. Esperamos que a postura do mercado continue a mesma”, diz.

“O importante em uma hora como essa é manter a saúde, a alimentação, e garantir alguma tranquilidade para suportar este cenário. A AECOR-RJ está à disposição para auxiliar os corretores que necessitarem. Contem conosco!”, ele finaliza, considerando a criação de um fundo de ajuda profissional para profissionais que estiverem com dificuldades para manter os seus negócios.

AECOR-RJ
Por fim, você pode debater sobre este e outros assuntos no grupo de WhatsApp da Seguro Nova Digital exclusivo para profissionais de seguros. Faça parte clicando aqui.
Leia a quinta edição da revista:







banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.