Programa afirmativo da Allcare prepara jovens negros e negras para o mercado de trabalho

Programa afirmativo da Allcare prepara jovens negros e negras para o mercado de trabalho

Reconhecido por sua relevância social pelo Prêmio SMART Customer 2024, programa de vagas afirmativas promove a inclusão por meio do programa Jovem Aprendiz

Um enorme contingente de jovens negros e negras no Brasil enfrenta grandes desafios para ingressar no mercado de trabalho, muitas vezes preteridos por fatores como barreiras raciais e origem social. Esses jovens fazem parte de uma população de 56% de brasileiros que possui os menores índices de acesso à educação, à saúde e ao mercado de trabalho, segundo os dados do último censo do IBGE (2022).

Com o objetivo de contribuir com a transformação desse cenário e ampliar as oportunidades para jovens negros e negras na sociedade, em 2023 a Allcare Gestora de Saúde colocou em prática o Programa Afirmativo Jovem Aprendiz, disponibilizando, inicialmente, 13 vagas em diferentes áreas da empresa.

“A diversidade, a equidade de gênero, a valorização e inclusão de minorias fazem parte da nossa agenda, que trabalhamos em diversas frentes de atuação”, explica a superintendente de Recursos Humanos da Allcare, Vivian Spina. Ela explica que essa agenda vai muito além das políticas afirmativas de contratação. “Nós desenvolvemos e aplicamos com frequência programas de letramento para os colaboradores e conteúdo sobre diversidade tanto para o público interno quanto externo”, detalha Vivian.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Esse posicionamento diante da diversidade não é uma prática nova na Allcare. A empresa vem, há alguns anos, construindo um ambiente onde todas as pessoas são valorizadas e sentem-se acolhidas, felizes e seguras.

Na prática, esse posicionamento se reflete, por exemplo, na equidade de gênero. “As mulheres são 74% de nossos colaboradores e, desse total, 64% ocupam cargos de liderança e 54% são mães”, conta Vivian, lembrando que a Allcare tem um programa de estágio exclusivo com vagas afirmativas para Universitárias Mães. “Infelizmente, ainda existe muita rejeição em relação à maternidade no mundo corporativo. Nossa política, além de dar oportunidade para essas mulheres, traz, para o nosso ambiente, um perfil de cuidado e acolhimento superimportante para uma empresa de saúde”, avalia Vivian.

Em termos de equidade racial, uma pesquisa interna realizada em 2023, que contou com a participação voluntária de 84% dos colaboradores, 43% se autodeclaram pretos(as) ou pardos(as). Uma realidade que tende a ser ampliada, especialmente com a criação do Programa Afirmativo Jovem Aprendiz. “O jovens aprendizes são os profissionais do amanhã. Ao abrir as portas para jovens negros e negras, estamos, ao mesmo tempo ensinando e aprendendo. Juntos estamos construindo o futuro de cada um deles e uma sociedade melhor para todos”, finaliza Vivian.





©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.