23/06/2021

Eduardo Dal Ri: nova Allianz está ainda mais próxima do canal de distribuição

Eduardo Dal Ri nova Allianz está ainda mais próxima do canal de distribuição

A Allianz Seguros avançou ainda mais no plano de integração das operações de Automóvel e Ramos Elementares da SulAmérica, apresentando novidades aos seus parceiros de negócios. Em entrevista à Seguro Nova Digital, o diretor executivo Comercial da Allianz Seguros, Eduardo Dal Ri, faz um balanço sobre os últimos meses, os avanços da integração na atuação do canal de vendas e as inovações implementadas em produtos da companhia.

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Confira a íntegra da entrevista:
Seguro Nova Digital: Dal Ri, a Allianz Seguros deu um grande passo com a aquisição, não incorporando apenas as carteiras, mas também processos, sistemas e pessoas. Como vocês estão conduzindo a integração da área Comercial à distância e a comunicação com os parceiros?

Eduardo Dal Ri, diretor executivo Comercial: A partir da aquisição, a Allianz colocou em prática um plano robusto e bem estruturado de integração das operações. A integração é natural de uma aquisição, e, para fazê-la, criamos um time competente, diversificado e preparado, composto por membros de ambas as companhias, que está bastante engajado em constituir a nova Allianz. A maioria dos colaboradores que chegaram sequer tiveram um contato físico com seus chefes ou colegas, e isso faz falta, mas estamos evoluindo com sucesso na integração das equipes.

Em específico, a área Comercial foi uma das primeiras a organizar a equipe e a colocar cada colaborador dentro de suas atividades. Os diretores regionais foram nominados, logo em seguida foram definidos os gerentes das filiais e, na sequência, os accounts, que tratam diretamente com o corretor no dia a dia.

A Allianz já ofereceu 200 horas de treinamentos online sobre produtos e sistemas às equipes, realizados por 100 treinadores, e constantemente tem promovido transmissões ao vivo, com membros da diretoria da companhia, com o objetivo de compartilhar os passos dados, as novidades, abordar temas relevantes ao canal de distribuição e as tendências que o momento atual nos reserva.

Todo o processo tem sido feito da melhor maneira e com muita transparência com os parceiros de negócios, tranquilizando-os e deixando-os ainda mais próximos da companhia, a fim de entregar a melhor proposta de valor.

SND: Quais são os efeitos dessa integração no trabalho da Allianz junto ao canal de vendas?

EDR: O processo de integração e unificação do time Comercial, e da Allianz como um todo, foi estruturado para manter e ampliar o relacionamento que a companhia já tinha com os parceiros de negócios. A seguradora está ainda mais próxima do canal de distribuição, com uma força Comercial maior, o que permite um relacionamento mais estreito entre nossos accounts com os corretores, assessorias, cooperativas e demais parceiros.

Nós unificamos o atendimento comercial, ou seja, o corretor passou a ter uma referência dentro da companhia, tendo um único account para atendê-lo. Para isso, consideramos três pilares, sendo eles: menor impacto possível no relacionamento da seguradora com os corretores; tempo de relacionamento entre o account e o corretor; e a menor distância física entre o account e o corretor, pensando no retorno das visitas físicas, que, por enquanto, continuam digitais. A Allianz conduziu desta forma por entender que confiança, relacionamento e credibilidade fazem toda a diferença em seu negócio. A companhia está focada na construção de vínculos de longo prazo com os seus parceiros.

Outro ponto importante desse período é que os corretores são atendidos por um account treinado, que passou por mais de 200 horas de treinamento, como falei anteriormente.

Vale ressaltar ainda que criamos uma diretoria para parcerias. Além das nossas seis regionais distribuídas pelo país, os accounts dessa diretoria estão em todas as regiões do Brasil. A estrutura deixa claro que todos os parceiros serão incluídos.

Para completar, um dos principais objetivos do nosso time é tornar os nossos parceiros capacitados no sistema da Allianz. Isso será possível por meio de treinamentos que os permitam ter plena compreensão do modelo de negócio da companhia, totalmente digital e preparado para as demandas do futuro. 

SND: Além das novidades que você já citou, haverá mudanças nas formas de relacionamento e comunicação da área comercial da Allianz com os corretores?

EDR: A nova Allianz é uma companhia com forte presença nacional, que conta com 72 filiais, mais de 33 mil corretores e 64 assessorias, de Norte a Sul do Brasil. Isso mostra o quanto estamos mais próximos dos corretores e clientes.

Além disso, diante das circunstâncias atuais, ampliamos a nossa presença no mundo digital. Desde 10 de julho, quando anunciamos a conclusão da transação, estamos muito mais presentes nas mídias sociais.

SND: No que diz respeito às ofertas, quais são as novidades?

EDR: Trabalhamos com muito afinco para fornecer as melhores ofertas do mercado segurador brasileiro. Já estão disponíveis opções de carro reserva de 7, 15, ou 30 dias; guincho de 200 km, 500 km ou km livre. Além disso, temos a cobertura Valor de Novo para o produto Empresarial, que consiste no ressarcimento do bem sem depreciação em caso de sinistro; e Venda Cruzada, com desconto para a contratação do Residencial, Auto e Vida com apólices ativas.

Em novembro, tivemos uma segunda onda de lançamentos que incluiu, no produto Automóvel, uma oferta de Responsabilidade Civil Facultativa exclusiva, sem a cobertura para casco; a disponibilização de três opções de franquia, com isenção de franquia, a normal ou a reduzida; a contratação do carro reserva passou a ser a ser opcional e não está mais atrelado a uma oficina referenciada da Allianz; e, também, passamos a aceitar a contratação por táxis, carros de aplicativos e automóveis de locadoras.

Na parte de Residência, os destaques ficam para lançamento do produto Compacto, que custa a partir de R$ 79,90. O seguro agora está disponível para todos os tipos de propriedades, ocupadas ou não, incluindo casas de veraneio ou aluguel para temporada. Além dessa oferta, estão disponíveis assistências 24h, com o plano Essencial, com oito serviços, e o VIP, com 74 serviços.

Lançaremos, em breve, o hotsite do Residência, dedicado aos corretores. Nele, o parceiro tem a sua marca e a da Allianz, podendo divulgar para a sua base de clientes, seja por e-mail ou WhatsApp, direcionando os segurados para preencherem um questionário de forma muito simples e rápida. O corretor pode delimitar as condições de desconto, direcionando leads e comissões, tudo de maneira simples e digital. 

E, em Condomínio, nós estamos com um sistema de cotação ainda mais intuitivo, com novas telas, fáceis de serem navegadas pelos parceiros. O produto, assim como os demais, é bastante completo e flexível, com coberturas abrangentes. Por exemplo, a cobertura ampla oferece proteção a diversos danos de causas externas.

As novidades são fruto de uma das maiores vantagens da aquisição, que foi a unificação do banco de dados, com informações das duas companhias que ampliaram ainda mais o número de segurados em todo o território. Isso colocou a base da seguradora como uma das melhores do mercado para precificação e subscrição. São informações extremamente importantes também para uma avaliação minuciosa das necessidades e preferências dos clientes, permitindo o lançamento de produtos com coberturas e preços adequados.

Essas inovações são os primeiros passos do que a Allianz está dando com base nos retornos e demandas trazidas pelos corretores e segurados. Para o próximo ano, a companhia seguirá inovando, apostando em tendências de mercado, com base na expertise local e internacional, que o Grupo Allianz proporciona.

SND: Como você avalia a atuação dos corretores junto à Allianz durante a integração?

EDR: Excelente! E os nossos resultados comprovam essa afirmação, pois a Allianz seguiu crescendo em Automóvel e em Ramos Elementares, na contramão do mercado. Isso sem contar o aumento nas solicitações de cadastro de novos corretores, que chegaram à marca de 33 mil. Eu acredito que esses indicadores comprovam a confiança dos profissionais na companhia, assim como dos clientes, o que fortalece para nós a ideia de que estamos no caminho certo.

E reforço que queremos trazer novos corretores para a Allianz e iremos cadastrar todos que quiserem trabalhar conosco. Fica aqui o convite para todos os parceiros.

SND: Agora a Allianz trabalha também com as assessorias. Como está a atuação da companhia com esse canal de distribuição?

EDR: Essa é outra novidade com a qual a nova Allianz passou a contar.  Hoje, a Allianz é a seguradora que mais trabalha com assessorias e mantém relacionamento com 64 delas em todo o país. As assessorias são parceiras estratégicas da companhia, com relevância para garantir a capilaridade do atendimento comercial a milhares de corretores.

Neste momento, nós estamos construindo um sistema capaz de dar suporte e prover toda a atuação da companhia junto às assessorias, para não só oferecer o seguro Automóvel, mas diversificar a atuação com outros produtos, como Residência, Condomínio e Empresarial.

E, por fim, é preciso lembrar que, entre os colaboradores que chegaram à companhia, vindos da SulAmérica Auto e Massificados, estão os responsáveis pela atuação junto às assessorias, pessoas fundamentais para promover o melhor atendimento possível aos corretores e para gerar satisfação ao cliente.

SND: Uma questão que deve estar deixando todos curiosos é a utilização dos CASAs. Já sabemos que eles serão incorporados pela Allianz, mas em que fase da integração eles estão?

EDR: Os 27 CASAs estão sendo preparados para retomar as atividades já com um novo nome: Centro Automotivo de Serviços Allianz. Estrutura reconhecida no mercado, os CASAs passarão a fornecer assistência também aos segurados da Allianz. O nosso canal de distribuição continuará tendo esse recurso como um destaque no momento da comercialização, garantindo ainda mais qualidade na experiência do cliente e agregando valor ao produto ofertado.

SND: Há mudanças ou novidades com relação às campanhas de vendas?

EDR: A Allianz Seguros já tem o programa AlliadoZ e estamos preparando grandes novidades para 2021.  Estamos programando o lançamento de uma nova campanha de vendas ainda mais completa, vamos criar o melhor programa de remuneração do mercado, inclusive com pagamento mensal.

SND: O que está sendo feito agora na área Comercial e quais os próximos passos?

EDR: Como comentei, estamos trabalhando fortemente para capacitar nossos parceiros nos sistemas da Allianz. Isto será viabilizado por meio de treinamentos, que os permitam ter plena compreensão do modelo de negócio da companhia, totalmente digital e preparado para as demandas do futuro.

Para 2021, a Allianz continuará o processo de integração, com destaque para mais novidades em nossos produtos, novas coberturas, ofertas e serviços com ainda mais qualidade. Com vantagens competitivas, a companhia dará continuidade aos negócios, com expectativa de crescimento acima do mercado e tendo como foco a diversificação da carteira.

SND: Para finalizar, gostaria que você deixasse uma mensagem especial aos parceiros de negócios da companhia.

EDR: Nós, da Allianz e do time Comercial, estamos muito felizes com os resultados que atingimos durante esse processo de integração, ainda mais motivados e dedicados a promover o melhor atendimento e qualidade aos nossos parceiros. Como elo da companhia com o cliente, vocês, corretores, são fundamentais na promoção da melhor experiência dos consumidores com a marca. A Allianz Seguros agradece a sua parceria de sempre!

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