30/11/2020

Allianz integra operações e prepara lançamentos para o mercado

Allianz integra operações e prepara lançamentos para o mercado
Companhia fez um balanço dos desafios de integrar pessoas e processos e inovar os produtos

Nesta quinta-feira, 29, a Allianz Seguros reuniu a imprensa especializada em Seguros para fazer um balanço sobre o processo de integração das operações de Automóvel e Ramos Elementares da SulAmérica, que adquiriu no último mês de julho. O evento foi realizado após a seguradora recém completar 100 dias da conclusão da compra, que é parte da estratégia da companhia em ampliar a atuação no mercado brasileiro.

E mais do que operações, a Allianz Seguros trouxe para a companhia novos colaboradores. As novas equipes passaram por uma série de eventos e treinamentos virtuais, iniciando a jornada dentro da empresa, que incluiu conhecer processos e produtos e aproximar as culturas das duas seguradoras.

“O Grupo Allianz realizou uma pesquisa com os mais de 150 mil colaboradores em todo o mundo, sobre a sua percepção em relação à companhia. O estudo também foi feito aqui, no Brasil, com o quadro total de colaboradores, sendo que 95% responderam e destes 97% disseram ter muito orgulho de trabalhar na Allianz. Nós alcançamos esse resultado em 100 dias. Conseguimos transmitir a fortaleza de uma companhia internacional, com muitas oportunidades”, ressaltou Eduard Folch, presidente da Allianz Seguros.

O novo diretor executivo Comercial, Eduardo Dal Ri, que está vivenciando o processo de integração na companhia complementou Folch. “A cultura é feita de pessoas e acredito que a da Allianz se transformou com a chegada dos novos colaboradores, sem haver choques, mas, sim, uma melhora, com uma maior pluralidade, ajudando a construir uma nova Allianz”, afirmou Dal Ri.

Ampliando a força de vendas

O time Comercial também foi reforçado e está com o dobro do tamanho. A área, especificamente, passou por mais de 200 horas de treinamentos, realizados em 20 dias, a fim de capacitar e qualificar o atendimento dado aos parceiros de negócios.

“A área Comercial, também, unificou o atendimento, fazendo com que o corretor tenha uma única referência dentro da companhia, ou seja, um único account para atendê-lo. Todo o processo foi pensado e elaborado para que a Allianz fique ainda mais próxima dos parceiros de negócios, tanto no atendimento quanto na distância física, preservando relacionamentos e proporcionando entregas com maior valor agregado e vantagem competitiva”, explicou Dal Ri.

Com a aquisição, a Allianz ampliou o canal de distribuição e passou a atuar com assessorias e outras parcerias. “A Allianz é a seguradora que mais trabalha com assessorias e conta, hoje, com cerca de 70 delas em todo o país. E, desde o início, nós estamos construindo um sistema capaz de dar suporte e prover toda a atuação da companhia junto a esse canal, para não só oferecer o seguro Automóvel, mas diversificar a atuação com outros produtos, como Residência, Condomínio e Empresarial”, reforçou Dal Ri.

Novidades em produtos

Durante o evento, a Allianz anunciou novidades em produtos, principalmente nas operações que foram compradas, como Automóvel, Residência, Condomínio e Empresarial. A área técnica inovou as ofertas e ampliou ainda mais os pacotes e coberturas oferecidas, ouvindo e atendendo aos pedidos dos corretores.

“Para pensar nos nossos produtos, analisamos alguns pontos. Nos questionamos: ‘como conseguimos melhorar as nossas ofertas para garantir que os corretores ofereçam o melhor para os seus clientes’ e um exemplo é o hotsite do Residência, que disponibilizaremos em breve. No hotsite, o corretor terá a sua marca e poderá divulgar para a sua base de clientes. O corretor pode delimitar as condições de desconto, direcionando leads e comissões”, explica David Beatham, diretor de Massificados e Vida.

O executivo reforçou ainda a agilidade que a Allianz oferece aos parceiros na hora da cotação e emissão de uma apólice, por meio de produtos digitais e simplificados, com coberturas completas e amplas. David também aproveitou o momento para falar sobre a capacidade que a companhia tem em desenvolver novos produtos, apoiada na expertise internacional. “Uma das vantagens de fazer parte do Grupo Allianz é que, muitas vezes, não precisamos criar produtos do zero. Podemos pesquisar lá fora o que deu certo e tropicalizar, colocando em prática rapidamente”, reforça Beatham.

Allianz em números

A companhia fechou o primeiro semestre de 2020 com crescimento, enquanto o mercado apresentou queda, em carteiras como: Automóvel (alta de 12,5%), Residência (elevação de 47,1%) e Empresas PME (acréscimo de 2,4%), segundo dados da Susep.

Agora, quando consideradas as empresas combinadas, as operações de Automóvel e Ramos Elementares atingiram, entre julho e agosto, R$ 1,2 bilhão em prêmios, de acordo com informações da Susep.

Esses números são consequência de um trabalho diário e da resiliência do canal de distribuição. Os profissionais mostraram preparo para lidar com uma realidade completamente digital. Ou seja, seguiram fazendo negócios e atendendo aos sinistros, mesmo atuando virtualmente.

“Nos próximos meses e ao longo de 2021, continuaremos dando passos gradativos, porém, firmes no plano de integração. Temos um longo trabalho, porém, com horizonte claro e caminho definido para seguirmos, com respeito aos nossos colaboradores, foco na continuidade dos negócios, no crescimento e na oferta de produtos e serviços com ainda mais qualidade”, finalizou Folch.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *