98% dos anfitriões preferem que os sites de anúncios ofereçam um seguro para seu espaço

98% dos anfitriões preferem que os sites de anúncios ofereçam um seguro para seu espaço

15.600 inquilinos e proprietários em diferentes países, inclusive no Brasil participaram do estudo da Cover Genius

Em momentos de férias e descanso, muitas famílias buscam os melhores lugares para desfrutar o tempo livre. Plataformas como Airbnb, Hometogo e Booking.com, por exemplo, têm recebido muita atenção devido à grande variedade de lugares e preços que oferecem. O que muitas empresas, proprietários ou usuários desconhecem é a possibilidade e a importância de se obter um seguro na hora de alugar sua propriedade ou realizar uma reserva.

De acordo com um estudo recente da Cover Genius – a insurtech que oferece proteção integrada às maiores empresas digitais do mundo – e a empresa de pesquisa Momentive.ai, 98% dos anfitriões preferem que os sites de anúncios ofereçam um seguro para seu espaço; contudo, não é oferecido um seguro durante o processo de solicitação a 67% dos proprietários, caseiros e inquilinos.

Esse relatório se baseia em um questionário realizado com 15.600 inquilinos e proprietários em diferentes países, inclusive no Brasil, o qual concluiu que, por conveniência, os consumidores estariam interessados em adquirir seguros de fontes integradas (agentes imobiliários, bancos, credores, agentes hipotecários, provedores de anúncios de aluguéis a curto prazo e outras proptechs).

No mercado, existem diferentes opções de seguros para o setor imobiliário, incluindo o seguro de aluguel de temporada, que conta com múltiplas coberturas; no entanto, é importante conhecer a diferença entre elas para tomar a melhor decisão.

Que tipos de seguro existem para as propriedades de aluguel a curto prazo?

Os seguros mais comuns relacionados com esta indústria são os de incêndio, roubo e assistência em caso de emergência. Normalmente, estas apólices são padronizadas e vistas como um segundo passo quando se aluga ou se transfere uma propriedade, seja por longo ou curto prazo.

Entretanto, existem no mercado apólices de proteção mais completas que beneficiam as empresas de proptech, os proprietários, os agentes imobiliários e os inquilinos. A plataforma de distribuição mundial da Cover Genius, a XCover, proporciona produtos personalizados e seguros que oferecem proteção contra o inesperado, como danos acidentais, roubo e vandalismo, além de cobrir todos os “extras”, como reparações, substituições, fornecimento e instalação.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

“No lugar de tentar forçar um ajuste, oferecemos aos nossos parceiros da indústria imobiliária a possibilidade de combinar qualquer tipo de garantia para o lugar com um seguro sob medida para proprietários e locatários, ou qualquer outra proteção que necessitem”, explica Julio Castellón, vice-presidente sênior de Alianças Estratégicas da Cover Genius para a América Latina.

Julio Castellón, vice-presidente sênior de Alianças Estratégicas da Cover Genius para a América Latina

“Um proprietário que aluga sua moradia a longo prazo tem necessidades diferentes das de um proprietário que aluga sua propriedade como casa de férias apenas em alta temporada e por dias. As necessidades em ambos os casos serão completamente distintas, assim como também são as necessidades dos inquilinos”, assinala Julio.

É necessário que os anfitriões de aluguéis de curta duração contratem um seguro de propriedade?

O seguro sempre foi parte integrante da propriedade de um imóvel, mas nos últimos anos a forma de comprar, vender e alugar tem mudado drasticamente.

Os aluguéis a curto prazo têm características típicas associadas ao aluguel, como roubo, danos aos pertences incluídos, cancelamentos de reservas, etc. Esses proprietários têm necessidades específicas de proteção que costumam ser cobertas contratando um seguro de proprietário a terceiros, assim como a proteção de anfitrião de seus sites de anúncios.

No entanto, muitas vezes ficam pagando a mais por uma cobertura que se sobrepõe às demais. Por isso, 98% dos anfitriões querem contratar o seguro de proprietário diretamente em sites de anúncios, como Airbnb, Hometogo, Booking.com, dentre outros, para agilizar a proteção e reduzir seus custos totais.

A XCover permite às plataformas de aluguel a curto prazo oferecer a seus anfitriões (e hóspedes) uma proteção sob medida que satisfaça suas necessidades e elimine qualquer gasto desnecessário, todo ele através de uma API. A solução também ajuda a reduzir os custos de sites de anúncios, dada a taxa de subseguros em alguns países, incluídos mercados populares como México, Turquia, Tailândia, Malásia e Vietnã, onde não existem obrigações de seguro para proprietários.

Leia, por fim, a 34ª edição da revista:







banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.