Aprenda a usar a Inteligência Artificial na sua corretora

Aprenda a usar a Inteligência Artificial na sua corretora

Um dos assuntos mais comentados até o momento no ano de 2023 é o ChatGPT. A ferramenta de Inteligência Artificial (IA) surpreendeu a todos com sua capacidade de formulação de raciocínios extremamente veloz, superando os assistentes virtuais conhecidos até então justamente por apresentar funcionalidades inéditas.

O ChatGPT é capaz de elaborar uma receita culinária apenas recebendo as informações de quais ingredientes  estão disponíveis, resumir livros e filmes e até mesmo descrever como ir de uma rua a outra  por meio de um poema com rimas. Tudo isso sem estar conectado à Internet.

Porém, engana-se quem acredita que a IA se resume a isso. A Inteligência Artificial é uma forma de tecnologia que possibilita que máquinas aprendam e captem informações e se adaptem com o passar do tempo, tornando-se mais autônomas e avançadas, aperfeiçoando seus resultados.

Profissionais de diversas áreas temem que esta tecnologia acabe roubando empregos. O pensamento
tem sua lógica, mas não deve se concretizar. Ao contrário disso, a IA vem como uma maneira eficiente para quem busca a economia de tempo. Com uma tecnologia que permite automatizar o processo da montagem de uma apresentação de slides, por exemplo, sobra mais tempo para o planejamento da apresentação. Entenda: o futuro é dos que souberem como administrar e como passar os comandos certos para a Inteligência Artificial fazer seu trabalho!

Dentro da sua corretora de seguros, a Inteligência Artificial também pode ajudar e muito! Se hoje o corretor perde muito tempo lidando com burocracias, tecnicidades do negócio e processos manuais, o avanço da IA irá permitir que esse tempo seja poupado e que o corretor dedique sua rotina para aquilo que realmente irá trazer vendas: o relacionamento com o cliente.

Conheça alguns dos benefícios trazidos pela Inteligência Artificial para as corretoras de seguros:

Previsão de demanda

Por meio do seu histórico de vendas e padrões do mercado nacional e internacional, a Inteligência Artificial já permite prever a demanda dos seguros que você oferece. Obviamente, se trata de estimativas e dificilmente você terá resultados exatos. Entretanto, será uma boa forma de preparar sua equipe, evitando falta de atendimentos ou frustração de futuros clientes.

Análise de dados

Sua corretora de seguros já possui uma persona bem definida? Muitos profissionais ainda não dominam esse conceito. A Inteligência Artificial também pode auxiliar na criação desta persona, que é nada mais do que a representação do seu cliente ideal em uma personagem, baseado no seu público-alvo.

Já existem ferramentas de IA que analisam dados de clientes e criam automaticamente a persona exata que sua corretora precisa. Mais uma vez, a tecnologia economizando seu tempo.

Atendimento

Existem clientes que preferem os modelos mais clássicos de atendimento de vendas, como a ligação telefônica e o encontro presencial. Não existe previsão no mercado de seguros que indique o fim das visitas ao cliente, acompanhadas das clássicas xícaras de café e conversa olho no olho para a explicação do produto.

Entretanto, existem conversas que podem ser facilmente automatizadas. A IA pode economizar tempo da sua equipe de atendimento oferecendo respostas rápidas aos leads que tenham perguntas básicas, como preço, descrição de coberturas, detalhes contratuais etc.

A Inteligência Artificial é uma tecnologia que já está presente em nossas vidas e veio pra ficar. Seja em nossa rotina profissional ou pessoal, ela estará lá. Uma boa maneira de estar preparado para lidar com isso é adicionar definitivamente a tecnologia em seu dia a dia.

O CRM Ping Seguro permite que você gerencie os seguros da sua corretora em uma plataforma digital com um layout simples e de fácil utilização. Com isso, você terá mais tempo para se dedicar ao planejamento e relacionamento com clientes da sua corretora, aumentando a fidelização do público.

Faça um teste grátis de 7 dias clicando aqui.

Leia, por fim, a 34ª edição da revista:





©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.