Artigo: lideranças inspiradoras

Artigo: lideranças inspiradoras

Por: Janaina Serra*

Artigo publicado originalmente na 41ª edição da revista digital.

No competitivo mercado de seguros, no qual as demandas dos clientes estão em constante evolução, as lideranças inspiradoras desempenham um papel crucial no sucesso das vendas. Afinal, elas não apenas motivam as equipes como contribuem enormemente para estabelecer uma cultura organizacional centrada no cliente e na excelência. Mas o que são, de fato, lideranças inspiradoras?

A primeira característica que podemos identificar é uma visão estratégica capaz de antecipar as necessidades do mercado e orientar as ações da equipe de vendas. Em geral, profissionais com esse estilo de liderança entendem a importância de permanecer ágeis e adaptáveis em um ambiente em constante transformação, capacitando os seus times a responder rapidamente às tendências do mercado.

Além disso, líderes inspiradores costumam ser comprometidos com a ética e a integridade, auxiliando na consolidação de altos padrões de conduta dentro das organizações. No mercado de seguros, onde a confiança é fundamental, essas lideranças desempenham um papel crucial no fortalecimento da reputação das empresas.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Outro aspecto essencial percebido em líderes inspiradores, especialmente na área de vendas, é a preocupação com o desenvolvimento contínuo das equipes. Ao promover um ambiente de aprendizado e crescimento, eles não apenas melhoram o desempenho individual dos membros do time, mas também impulsionam os resultados como um todo.

Um último aspecto, e não menos importante, é uma habilidade que, muitas vezes, precisa ser desenvolvida: a comunicação assertiva, ponto crucial para que a liderança produza resultados tangíveis em termos de vendas. Somente uma comunicação clara e consistente garante que todos os membros da equipe estejam na mesma página e trabalhando em direção aos mesmos objetivos.

Para quem ocupa um cargo de gestão no mercado de seguros, ser uma liderança inspiradora deve ser uma meta diária a ser atingida. Afinal, este é um trabalho que nunca está concluído e que exige foco, disciplina e uma boa dose de esforço.

*Janaina Serra é Head Nacional de Distribuição & Vendas Canal Corretor da Sabemi Seguradora 




banner pitzi


©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.