AXA no Brasil alerta para cuidados com transportes na Peak Season

AXA no Brasil alerta para cuidados com transportes na Peak Season

Área de Gerenciamento de Riscos da seguradora faz lista com os principais pontos de atenção para transportadores de cargas na preparação para o período mais aquecido do varejo nacional

O período que antecede o alto movimento de vendas do varejo no fim do ano é conhecido como Peak Season pelas transportadoras. É nessa época que elas costumam enfrentar momentos mais críticos em termos de riscos e desafios logísticos. Segundo a AXA no Brasil, as cargas mais transportadas na Peak Season são: produtos eletrônicos, como smartphones, laptops e televisores; roupas e acessórios; brinquedos; alimentos e bebidas sazonais e específicos para as festividades.

Durante esses meses, o volume de mercadorias transportadas cresce significativamente devido às festividades de fim de ano e às promoções comerciais, como a Black Friday. Com eles, cresce também os casos de roubos de carga pelas estradas do país.

Nesse contexto, a AXA no Brasil elencou uma série de medidas que podem trazer mais segurança para as transportadoras. Conheça:

Pré-viagem

  • Seleção adequada do motorista e do tipo de veículo a ser utilizado na operação;
  • Veículo e carreta em perfeito estado de conservação (estado do baú, ganchos de amarração, pneus etc.);
  • Definir a rota adequada levando em consideração: locais de parada, alimentação e periculosidade dos locais que serão transitados;
  • Briefing com o motorista e Gerenciadora de Risco (caso haja);
  • Antecipar o aumento da demanda e ajustar a frota e a equipe para atender às necessidades;
  • Realizar manutenções periódicas nos veículos para evitar falhas mecânicas e elétrica que comprometam as entregas.

   NOTÍCIAS DE SEGUROS NO SEU WHATSAPP

Durante a viagem

  • Utilizar sistemas de rastreamento em tempo real para monitorar as cargas e sua localização. O uso de tecnologias como placas solares em caminhões garante energia constante para o monitoramento, oferecendo uma camada adicional de segurança;
  • Implementar medidas extras de proteção, como bloqueio remoto do motor e sensores de violação para evitar roubos;
  • Manter uma comunicação contínua e eficiente entre motoristas e a equipe de monitoramento para responder rapidamente a qualquer imprevisto;
  • Ajustar rotas e horários conforme necessário para evitar congestionamentos e garantir que as mercadorias cheguem ao destino no prazo;
  • Manter o sigilo das informações em todas as paradas;
  • Ficar atento a jornada do motorista;
  • Respeitar a velocidade adequada da via.

Por fim, a adoção dessas práticas ajuda as transportadoras a mitigar riscos operacionais e maximizar a eficiência durante um dos períodos mais desafiadores do ano para o setor logístico.




banner pitzi



©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.