AXA Safe Spaces conscientiza empresas sobre a importância do apoio a pessoas são vítimas de violência

AXA Safe Spaces conscientiza empresas sobre a importância do apoio a pessoas são vítimas de violência

AXA no Brasil disponibiliza gratuitamente metodologia global para capacitar empresas no acolhimento a vítimas de violência sexual e doméstica

O ambiente de trabalho pode ser, para muitas mulheres, o único local onde elas se sentem fisicamente seguras e capazes de pedir ajuda. Com base nessa premissa e diante de estatísticas globais da ONU que apontam que uma em cada três mulheres sofrerá violência ao longo da vida, a AXA no Brasil reforça seu compromisso social ao disponibilizar gratuitamente o treinamento AXA Safe Spaces. A iniciativa visa instrumentalizar organizações de todos os portes a criarem uma rede de apoio efetiva, transformando o escritório em um espaço de acolhimento para vítimas de violência doméstica e sexual.

O programa, desenvolvido globalmente em parceria com a NO MORE Foundation e especialistas no tema, é totalmente digital e acessível a qualquer pessoa. A trilha de conhecimento foi desenhada para orientar gestores e colegas de trabalho de forma prática, permitindo que, mesmo sem formação especializada no trato de casos de violência, consigam aplicar três passos essenciais: reconhecer os sinais de abuso, responder com empatia e encaminhar a pessoa afetada para apoio especializado. O treinamento conecta os usuários ao Diretório Global NO MORE, uma central que reúne serviços de assistência em mais de 200 países, incluindo Brasil, garantindo que a ajuda indicada seja profissional e adequada à localidade da vítima.

Alexandre Campos, Vice-Presidente de RH, Jurídico, Compliance e ASG da AXA no Brasil, destaca que contribuir para um mundo onde a mulher possa viver sem riscos à sua existência é um pilar essencial da estratégia ASG da companhia. Para o executivo, iniciativas de conscientização são importantes para dar visibilidade ao tema e fortalecer a rede de apoio, permitindo que o setor privado desempenhe um papel ativo que vai muito além das obrigações corporativas tradicionais. O objetivo é que as empresas entendam que oferecer um ambiente seguro e solidário ajuda a quebrar o silêncio de quem sofre.

A disponibilização do treinamento para o público externo reflete a própria cultura da seguradora. A AXA adota globalmente a política “We Care”, que inclui diretrizes específicas para casos de violência doméstica e sexual, oferecendo aos colaboradores afetados suporte emergencial, assistência psicológica e médica. Essa coerência entre o discurso e a prática se estende também aos produtos da companhia, como a “Assistência Maria”, serviço que integra alguns seguros da companhia e oferece suporte jurídico e emocional, além de um app para seguradas em situação de risco.

Ao abrir o AXA Safe Spaces para o mercado, a seguradora convida outras empresas a se juntarem a esse movimento de proteção. O treinamento, que utiliza histórias reais e fictícias para ilustrar situações de controle coercitivo e abuso, pode ser realizado de forma anônima e no ritmo do usuário. O conteúdo completo e os recursos para implementação nas empresas estão disponíveis em português no site da iniciativa.

Compartilhe:

Nos acompanhe também pelas redes sociais

Links rápidos

Receba nossas informações em primeira mão

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.