Bate-papo com o presidente: Eduardo Dal Ri

Bate-papo com o presidente: Eduard Dal Ri

Entrevista exclusiva com o CEO da HDI Seguros

Seguro Nova Digital – Recentemente, a HDI adquiriu as operações da Liberty na América Latina e, recentemente, concluiu a aquisição da Sompo Consumer. Qual é o objetivo da companhia com essas relevantes movimentações?

Eduardo Dal Ri – O movimento faz parte da estratégia de negócios da HDI, que está atenta às oportunidades do mercado com foco em ser ainda mais forte e centrada nas necessidades dos clientes e corretores. As aquisições trarão ganhos de escala para a seguradora, maior variedade de produtos e melhores condições para corretores, assessorias, parceiros e clientes. Também ampliará o nosso alcance e diversificação de portfólio, o que resulta em maior capacidade para oferecer a clientes múltiplas soluções em seguros.

As aquisições também resultam em participação em segmentos que ainda não operávamos, maior participação naqueles que já são nosso core business, além de proporcionar expansão territorial para mercados que consideramos estratégicos, como as regiões Sul e Sudeste do país.

SND – Como os corretores da Liberty e da Sompo estão sendo amparados pela companhia após as aquisições?

EDR – O corretor está no centro de toda a estratégia de negócios da HDI, pois é o nosso principal elo com o consumidor. As empresas adquiridas compartilhavam dessa mesma cultura de valorização do cliente e do relacionamento com os corretores. Nosso objetivo agora é estreitar cada vez mais o relacionamento com todos os nossos parceiros, apoiando-os em seu dia a dia, com todo o nosso time à disposição para auxiliálos em toda a jornada de venda e pós-venda.

Também estamos disponibilizando ferramentas e recursos que facilitam as negociações e a identificação de oportunidades de novos negócios. Não temos dúvidas de que com as aquisições estamos somando também em novos talentos oriundos da Sompo Consumer e da Liberty Seguros. As nossas equipes ficarão ainda mais robustas e preparadas para atuar nesse mercado e desenvolvê-lo ainda mais.

SND – Você liderou na Allianz o processo de aquisição das operações de P&C da SulAmérica. Agora, está na linha de frente das recentes compras da HDI. Você acredita que esse modelo de expansão está se tornando uma marca na sua carreira?

EDR – Retornei à HDI com a missão de fortalecer ainda a sua posição no mercado de seguros, cooperando para a construção de uma seguradora preparada para oferecer soluções inovadoras e um grande portfólio de produtos para clientes e corretores. Para alcançar essas metas, estamos evoluindo internamente em nossos processos, crescendo organicamente e também atentos a oportunidades de mercado que surgem. A experiência de já ter vivenciado outros processos de aquisição sem dúvida nenhuma colabora para que as coisas corram de forma mais assertiva para a companhia. Isso são marcas que vão ficando em nossas carreiras. Porém, o mais importante para mim é ajudar a construir uma empresa ainda melhor e mais completa para nossos funcionários, corretores, fornecedores e clientes.

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SND – Quais foram as mudanças promovidas na sua gestão que você considera importantes?

EDR – Acredito que uma grande tendência e desafio no nosso mercado hoje é impulsionar as companhias em relação à diversificação de portfólio, permitindo maior capacidade para oferecer aos clientes diversas soluções em seguros. Com este olhar, investimos em tecnologia para acompanhar este movimento e nas aquisições da Sompo Consumer e da Liberty Seguros, que tornam nosso portfólio mais completo.

Nosso foco está cada vez mais voltado em trazer uma experiência diferenciada e satisfatória para nossos clientes, além de estarmos traçando uma trajetória para nos tornarmos uma seguradora cada vez mais centrada no relacionamento e na proximidade com o corretor e nas suas necessidades.

SND – É possível uma companhia ter expertise em várias carteiras ao mesmo tempo?

EDR – Não só acreditamos que sim, mas entendemos que essa seja uma tendência global. Cada vez mais as seguradoras irão oferecer produtos que estejam mais alinhados com as necessidades do consumidor e de seu momento de vida. Estamos falando não só de hiperpersonalização de ofertas, mas os produtos deverão oferecer também valor agregado com serviços que vão ao encontro das necessidades do consumidor, e ainda proporcionando bem-estar, qualidade de vida, conforto e segurança.

SND – Quais carteiras você considera com um alto potencial de crescimento nos próximos anos?

EDR – Nossos esforços dentro da companhia são para que haja uma maior democratização dos seguros no país. Hoje, apenas uma pequena parcela da população faz a contratação desses serviços, não importando qual seja o segmento. Por isso entendemos que oferecer um portfólio diversificado de produtos é um grande desafio e também uma grande oportunidade. Acreditamos que nos próximos anos teremos um alto crescimento nas linhas de Automóvel, Vida, Empresarial, Residencial, Habitacional e Condomínio.

SND – Por onde passou, você teve um relacionamento muito amigável com o corretor. Isso continuou mesmo depois de assumir a presidência da HDI?

EDR – Claro que sim! A HDI Seguros é uma empresa que valoriza o relacionamento com os corretores e os coloca como centro de sua estratégia de negócios.

Posso dizer que, como presidente, a minha relação com os corretores está ainda mais intensa. Tudo o que fazemos é pensando em proporcionar maior oportunidade de negócios para eles, como a diversificação do portfólio de produtos. Também estamos investindo em canais diretos de relacionamento com os corretores para que estejamos ainda mais próximos e cientes de suas necessidades. Também estamos aprimorando os canais já existentes e desenvolvendo pontos de contato exclusivos, que tragam respostas imediatas para que o corretor possa tranquilizar e posicionar seu cliente, sem importar qual seja a demanda ou o horário da solicitação.

Leia, por fim, a 37ª edição da  revista:




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