Medidas de segurança para ter um Carnaval mais seguro

Medidas de segurança para ter um Carnaval mais seguro

Furtos de celulares, roubo de casas e acidentes de carros são os riscos mais comuns nesta época do ano

O Carnaval é um período bastante aguardado para muitos brasileiros que aproveitam os dias de folga para viajar e se divertir. Mas entre os riscos mais comuns nesta época estão os furtos de celulares, roubo de casas e os acidentes de carros.

Para quem vai curtir em locais de grandes aglomerações como os blocos de rua, o nível de alerta para roubo de smartphones e celulares aumenta. Segundo dados da Polícia Civil, só na capital paulista foram furtados mais de 5,4 mil aparelhos de telefonia no Carnaval de 2019.

Para os viajantes o cuidado deve ser dobrado ao deixar a residência e ao utilizar o carro. De acordo com a diretora de Affinity da Willis Towers Watson, Raquel Silva, as tentativas de assalto a residências e estabelecimentos tendem a aumentar muito durante os feriados prolongados. “Em 2019 observamos crescimento de cerca de 10% nos sinistros de seguro residencial durante essa época. Para autos também existe um aumento de ocorrências devido a maior exposição no trânsito intenso e nas estradas”, afirma.

Mesmo que seus bens estejam segurados, é importante ter atenção a alguns detalhes. Abaixo alguns simples cuidados que se deve ter para evitar prejuízos e poder curtir o Carnaval com mais tranquilidade:

Smartphones e Celulares

Durante a folia, procure utilizar o celular em ambientes seguros e tranquilos e deixe o aparelho sempre próximo ao corpo, mas nunca no bolso de trás da calça. Em caso de furto ou roubo, faça o boletim de ocorrência o quanto antes. Para quem tem seguro para celular, é essencial realizar “B.O” para abertura do procedimento de pedido de indenização junto à seguradora.

Residência

Seja discreto ao divulgar seus planos de viagem e informe vizinhos de confiança sobre sua ausência assim eles podem ficar atentos a qualquer movimento suspeito. Evite manter em casa grandes quantias em dinheiro. Carregue suas chaves reservas com você e tenha sua apólice de seguro residencial em um arquivo digital. Em caso de sinistro, dependendo das coberturas, é possível receber ressarcimento financeiro pelos bens roubados e inclusive pelos estragos físicos causados ao imóvel pela tentativa de furto ou roubo (em portas e janelas, por exemplo).

Automóveis

Esteja com a manutenção do carro em dia. Faça uma revisão antes de viajar e tenha atenção principalmente aos pneus e estepes. Atente-se à validade da sua carteira de habilitação e confira se existem taxas e multas pendentes. Planeje o horário de saída pensando na rota até a estrada e evite engarrafamentos nos horários de pico. E por fim, mesmo em viagens curtas, faça pausas para garantir que o cansaço não prejudique a sua atenção. Em caso de problemas, esteja com o cartão de sua seguradora para acioná-la o mais rápido possível.

Você pode debater sobre este e outros assuntos no grupo de WhatsApp da Seguro Nova Digital exclusivo para profissionais de seguros. Faça parte clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top