Cobertura de covid-19 será mantida na apólice de Seguro de Vida

Cobertura de covid-19 será mantida na apólice de Seguro de Vida
Aumento da sinistralidade nos últimos meses corroborou para seguradoras estudarem manter essa cobertura mesmo com ajuste de preço

Com a aceleração das mortes por covid-19 neste ano e, consequentemente, o aumento na sinistralidade do setor, as companhias calculam manter a cobertura de seguro de vida para esses casos. Segundo o levantamento do site Valor Econômico, o primeiro estudo é que a manutenção será feita, mesmo com ajuste no preço.

Em fevereiro, a Susep identificou sinistralidade crescente no grupo vida, o que inclui as categorias individuais e coletivo. A taxa atingiu 61,3%, com avanço de 2,3 pontos percentuais sobre janeiro. Desse modo, a análise feita é que se trata de um avanço significativo. Isso porque um mês antes a sinistralidade na carteira estava em 45,2%.

Segundo a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), o mercado manterá a cobertura, mesmo que possa fazer algum ajuste nos prêmios. Em entrevista ao Valor, Ana Flavia Ribeiro Ferraz, presidente da Comissão de Riscos da entidade, destaca que “o que foi considerado no ano passado como exceção à cláusula da pandemia para cobrir a covid-19 se tornou a regra no mercado”.

“Algumas seguradoras têm apresentado seus produtos claramente garantindo essa cobertura ainda que com algumas condições, como período de carência, mas colocando especificamente a covid-19 como um risco coberto nos contratos”.

Em março de 2020, as seguradoras tomaram a iniciativa de expandir a cobertura de seguro de vida para casos de mortes em decorrência da pandemia. O PASI, por exemplo, contabilizou o pagamento de indenização para mais de 350 famílias até o início deste mês. Além disso, a seguradora desenvolveu a Central de Amparo PASI, que oferece às famílias e segurados apoio de diversas naturezas.

“A Central de Amparo PASI contribuiu e fez diferença na vida dos segurados e de seus familiares em diversos momentos, amenizando angústias, incertezas e inseguranças”, destaca André Araújo, gerente de Relações Institucionais do PASI.

Ao Valor, o presidente do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro (IBDS), Ernesto Tzirulnik, revelou que parte das seguradoras está diante do dilema de voltar atrás ou manter a concessão de liberar a cobertura para pandemia. “Agora a covid-19 começou a matar mais as pessoas que têm seguros, das bases das seguradoras”, diz o especialista em direito securitário. “Na primeira onda, as vítimas eram mais pobres e mais velhas, um público que não consome tanto seguro.”

Este texto contém informações do site Valor Econômico

Partículas Seguro Nova Digital

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Leia, por fim, a 14ª edição da revista:







banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.