CEO da Coface Brasil celebra o aumento de mulheres em cargos de liderança no mercado

CEO da Coface Brasil celebra o aumento de mulheres em cargos de liderança no mercado

Rosana Passos de Pádua reconhece, porém, que se surpreendeu com a massiva presença masculina no setor

A proporção de mulheres em cargos de liderança em seguradoras ainda é menor em relação aos homens, segundo o estudo Mulheres no Mercado de Seguros de 2022, desenvolvido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS). Atualmente, há 2.2 diretores homens para uma mulher. Em 2012, ano de lançamento da primeira edição do material, para cada quatro executivos existia uma diretora.

Nesse cenário, Rosana Passos de Pádua assumiu a cadeira de presidente da Coface Brasil em 2021, sucedendo Marcele Lemos, que foi nomeada CEO da seguradora na América Latina. Suas primeiras impressões foram paradoxais: ela se deparou com a massiva presença masculina em diversas reuniões, mas também se surpreendeu com a quantidade de mulheres à frente de companhias de seguros.

Seguro Nova Digital – Rosana, você possui uma vasta experiência profissional e há dois anos está como CEO da Coface no Brasil. Qual é a sua análise a respeito da disparidade entre homens e mulheres em cargos de liderança no mercado?

Rosana Passos de Pádua – Tenho a felicidade e orgulho de estar em uma empresa na qual a disparidade entre homens e mulheres é praticada, pois, minha chefe, Marcele Lemos, CEO da Coface América Latina é uma mulher e mais de 50% do time gerencial da Coface do Brasil é formada por mulheres.

SND – Quais foram suas primeiras impressões do mercado assim que assumiu a cadeira de CEO da seguradora?

RPP – Eu confesso que me surpreendi um pouco nas primeiras reuniões com pessoas do mercado de seguros. É  notável a massiva presença masculina, mas também fiquei surpresa com a quantidade de mulheres à frente de seguradoras no Brasil. Então, considero que estamos no caminho certo na formação e desenvolvimento de liderança feminina na área de seguros.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

SND – No seu ponto de vista, a Coface é uma empresa que se preocupa em promover a diversidade em cargos importantes em suas operações?

RPP – Globalmente, a Coface se preocupa com a questão da diversidade e não apenas de gênero. Na Coface América Latina, implementamos várias ações desde 2021 para promover este tema. Por exemplo, lançamos uma pesquisa interna sobre diversidade e Inclusão para conhecer as percepções e expectativas de nossos funcionários. Mais de 84% dos nossos funcionários da região veem a Coface como uma empresa engajada em Diversidade e Inclusão.

SND – Recentemente, a companhia criou quatro grupos ERG (Employee Resources Group): LGBTQIA+, igualdade, gerações e multiculturalidade. Qual é o intuito dessa iniciativa?

RPP – O objetivo é fornecer suporte, aprimorar o desenvolvimento da carreira e contribuir para o desenvolvimento pessoal no ambiente de trabalho. Oferecemos várias palestras e treinamentos ao longo do ano para sensibilizar ao máximo nossos colaboradores.

SND – Você acredita que a diversidade de gênero no ambiente corporativo impacta positivamente nas operações das empresas?

RPP – Sem dúvida. Ambientes diversos são mais produtivos, mais atrativos e muito mais divertidos. Hoje somos 55% mulheres e 45% homens na Coface do Brasil em termos de quadro total. Eu acredito em todas as formas de diversidade, pois um perfil completa o outro e para isso a empresa tem que trabalhar os valores, mas o mais importante, é o respeito às diferenças e o convívio e aprendizado mútuo.

Leia, por fim, a 30ª edição da revista:






©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.