26/01/2021

Corretor informa, em artigo, que se recusa a informar taxa de comissão

Corretor informa, em artigo, que se recusa a informar taxa de comissão
Por: Marcelo Monteiro, corretor de seguros de Santos-SP

Caros corretores e corretoras de seguros, em relação a esta Resolução, no que se refere às informações sobre o montante de nossa remuneração, eu, em minha particular opinião, informo que não irei informar o quanto eu receberei de comissão por um simples motivo: 

A tal resolução não me obriga a tal. Isso mesmo, a tal resolução não me obriga a informar o quanto receberei de comissão pela intermediação/corretagem do negócio.  A Resolução deve ser obedecida, e não “interpretada”. 

Vejam o que diz a resolução: 

“… antes da aquisição do produto de seguro, de capitalização ou de previdência complementar aberta, o intermediário deve disponibilizar informação sobre: 

o montante de sua remuneração pela intermediação do contrato, acompanhado dos respectivos valores de prêmio comercial ou contribuição do contrato a ser celebrado.” 

Eu não vi nada escrito a respeito de informar o comissionamento, de informar o valor da remuneração. O que consta ali é que  “o intermediário deve disponibilizar , entre outras coisas, informações sobre o montante de sua remuneração pela intermediação do contrato…” 

Conhecer Seguros
Oras, e o que seria então “ disponibilizar informações sobre o montante de sua remuneração…” 

Penso em  colocar algumas informações em meus orçamentos da seguinte maneira: 

“-Sr. Cliente,  eu tenho disponíveis para a sua consulta as informações referentes à resolução CNSP nº 382/20. Caso queira conhecê-las, basta solicita-las.” 

“-Sr. Cliente, ao contratar este seguro comigo, o prêmio será pago diretamente à seguradora, o sr(a) não me pagará nada, visto que o montante de minha remuneração será pago pela seguradora” 

“-Sr. Cliente, ao contratar este seguro comigo, o sr. terá a minha assessoria, desde a  contratação até uma eventual indenização, sem me pagar nada, visto que o montante de minha remuneração será pago pela seguradora” 

“-Sr. cliente,  não haverá qualquer ônus pela minha assessoria neste contrato de seguro, visto que o montante de minha remuneração  será pago pela seguradora”. 

Nos exemplos acima, no primeiro eu  disponibilizo, nos demais eu informo. 

Farei assim. Não vou procurar pelo em ovo.

Este artigo não reflete, necessariamente, na opinião da revista

Partículas Seguro Nova Digital

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Leia, por fim, a 12ª edição da revista:

3 thoughts on “Corretor informa, em artigo, que se recusa a informar taxa de comissão

    1. Mas colega se eles não precisam informar nada comissão
      Geram poucos empregos
      Deputados apoiando
      Pagam pouco impostos
      Estão tendo apoio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *