Nas apólices do seguro de responsabilidade civil, o termo “segurado” pode gerar uma série de conflitos, se não estiver bem dimensionado, e requer da subscrição especial atenção e possíveis ajustes nas condições contratuais. Para esclarecer os principais pontos técnicos sobre o assunto, a Conhecer Seguros acaba de lançar o e-book gratuito “Subscrição/Underwriting – Seguro de Responsabilidade Civil: Quem é o ‘Segurado’ na Apólice”.
O material foi escrito pelo especialista e diretor da escola, Walter Polido, e está disponível para download pelo Centro de Pesquisa Acadêmica e Publicações (CPAP), no site da Conhecer. Para acessar, basta informar o e-mail, que o PDF é encaminhado automaticamente. No contrato de seguro, cada termo possui um significado distinto e deve ser observado com cuidado para evitar inexatidões conceituais, lacunas ou contradições. Situações pouco claras podem prejudicar o consumidor e gerar desgastes desnecessários.
Polido afirma que as inconformidades prejudicam o segurado e geram uma imagem negativa do corretor de seguros, que deixou de observar a inconsistência técnica. Do mesmo modo, a responsabilidade recai sobre a seguradora, que deveria ter analisado a proposta de seguro e adaptado o contrato às reais necessidades do cliente. “Lacunas, inconsistências, omissões, contradições e mesmo a inclusão de determinados termos que não se adequam à realidade dos riscos e que podem produzir a falsa impressão de abrangência, todos inscritos ou omissos nas apólices, são fatores que geram conflitos e prejuízos para quem contrata o seguro e devem, por isso, ser evitados”, declara.
O e-book apresenta o conceito de subscrição do ramo, esclarece o entendimento a respeito do termo “segurado” na apólice de RC, mostra modelos de definições encontrados nos mercados nacional e internacional, além de fazer análise de diversos produtos, como D&O, E&O, Ambiental, RC Obras Civis e Instalações ou Montagens, RC Operações, Produtos e Operações Completadas, RC Cruzada nos Seguros de Eventos, Exposições ou Mostras, Filmagens e Centros de Compras, entre outras modalidades.
PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS
O leitor também acompanha no material programas mundiais, products recall e indicações bibliográficas extensas e ricas sobre o tema. “As especificidades de cada tipo de seguro das múltiplas atividades empresariais e situações de riscos implicam na necessidade de conhecimento prévio, de modo que o subscritor possa estabelecer as melhores condições, que sejam objetivas e úteis para os segurados. Não há padronização nos seguros de responsabilidade civil que possa ser eficaz para todos os casos submetidos à subscrição”, aponta Polido.
A Conhecer Seguros também oferece diversos cursos de Responsabilidade Civil, ministrados pelo autor, que podem complementar o conhecimento do aluno sobre o assunto. No “Supercombo Seguro RC”, por exemplo, Polido trata dos aspectos técnicos e jurídicos, das modalidades e dos produtos do ramo.
Na grade da escola ainda é possível fazer pré-inscrição em cursos on-line ao vivo com Polido e outros especialistas na área. Todos os títulos podem ser encontrados no menu de Cursos, do site da Conhecer Seguros. “Nossos treinamentos estão em constante atualização para oferecer sempre um material rico, com preços acessíveis e com total comodidade para o aluno estudar quando e onde quiser. Ou seja, não tem desculpa para ficar desatualizado”, conclui o diretor da Conhecer Seguros, Sidney Dias.
Na grade de cursos da escola ainda é possível fazer pré-inscrição em cursos on-line ao vivo com Polido e outros especialistas na área. Todos os títulos podem ser encontrados no menu de Cursos, do site da Conhecer Seguros. “Nossos treinamentos estão em constante atualização para oferecer sempre um material rico, com preços acessíveis e com total comodidade para o aluno estudar quando e onde quiser. Ou seja, não tem desculpa para ficar desatualizado”, conclui o diretor da Conhecer Seguros, Sidney Dias.
Acesse o material clicando aqui.
Leia, por fim, a 27ª edição da revista: