Por Gustavo Zanon, CEO da Seguralta, rede de corretoras de seguros com 1,8 mil unidades em todo o país
O consórcio é uma modalidade genuinamente brasileira e que tem atraído um número cada vez maior de adeptos. As facilidades de contratação, a não incidência de juros e a variedade de planos, prazos e créditos que se encaixam no bolso, fazem com que o produto seja considerado uma opção de investimento segura e flexível.
Com taxa de administração pré-fixada, o consórcio não sofre com as flutuações de juros e demais indicadores econômicos. Ou seja, o consumidor sabe exatamente quanto vai pagar durante toda a duração do contrato. Este, talvez, seja um dos principais fatores que encorajam o investimento a longo prazo.
Outra vantagem extremamente interessante é que o consórcio é uma opção para quem poupar. O produto tem correção anual, com valor de mercado. Portanto, caso o cliente tenha uma carta contemplada, mas não tenha interesse de usar o crédito de imediato, o valor do crédito irá render mensalmente em um fundo de investimentos a curto prazo, transformando os valores em uma aplicação rentável.
Além disso, o consórcio surge como uma alternativa mais vantajosa para quem pretende adquirir bem financiados, como por exemplo um carro ou um imóvel. Apesar dos indicadores macroeconômicos e a Selic apresentarem ligeira melhora, o financiamento bancário ainda está com custos elevados.
Impulsionada por todos esses fatores, o consórcio passa por crescimento acelerado. Segundo dados da Associação Brasileira de Consórcios (ABAC), a venda de novas cotas cresceu 8,6% de janeiro a julho deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 2,3 milhões novas adesões e mais de R$ 47 bilhões em créditos disponibilizados somente nos sete primeiros meses deste ano, o que demonstra o imenso potencial da modalidade.
PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS
No caso do consórcio de veículos, que compreende automóveis, motocicletas e veículos pesados como caminhões, tratores e colheitadeiras, o crescimento é ainda maior. De janeiro a julho deste ano foram vendidas 1,8 milhão novas cotas, 10,9% superior ao registrado nos sete primeiros meses de 2022, injetando mais de R$ 36 bilhões em créditos no setor.
O que pouca gente sabe é que o consórcio possui inúmeras opções de produtos e serviços, que vão muito além da aquisição de um carro, moto ou caminhão. A modalidade permite contratar uma carta de crédito para reformar a casa, comprar eletrodomésticos, planejar uma viagem para o exterior ou até mesmo fazer procedimentos estéticos.
Diante da infinidade de produtos disponíveis no mercado, o consórcio é um investimento para pessoas de todos os perfis e tipos de renda, desde quem pretende adquirir um bem ou contratar um serviço, até um empresário que planeja investir no negócio. Existem no mercado até consórcios milionários, com cartas de crédito acima de seis dígitos para a aquisição de itens de luxo, como mansões, navios, helicópteros e aviões.
Por isso, as administradoras, instituições financeiras e empresas que atuam no ramo oferecem consórcios personalizados e que atendem às demandas específicas de cada consumidor ou empresário. Tudo com segurança, facilidade de contratação e baixa burocracia.
O consórcio é uma solução financeira resiliente e popular, e já sobreviveu a diversas crises na economia brasileira nas últimas décadas. A modalidade também resistiu bravamente a inúmeras mudanças na regulação ao longo dos anos e se mantém como uma opção de crédito simples, fácil e barata para ajudar os brasileiros a realizarem sonhos.
Este artigo não representa, necessariamente, a opinião da revista.
Leia, por fim, a 35ª edição da revista: