Executivo da MAPFRE diz que coronavírus não impactará o mercado de seguros

Executivo da MAPFRE diz que coronavírus não impactará o mercado de seguros

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, o CEO global de Grandes Riscos da Mapfre, Bosco Francoy, disse que o impacto do coronavírus na indústria de  seguros deve ser limitado. “É muito raro no mercado contratos com previsão de cobertura para epidemias”, afirmou o executivo.

Francoy explicou que mesmo que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declare a expansão do vírus como pandemia de grandes proporções, o valor de eventuais indenizações tende a ser baixo devido a pequena previsão desse tipo de proteção.”Provavelmente no ano que vem as empresas comecem a demandar coberturas para epidemias”, o que hoje é algo raro.

Na entrevista, Bosco Francoy diz que as apólices que cobrem desastres naturais (de property) não há uma cobertura específica para um evento como o coronavírus. Segundo ele, isso acontece porque epidemia é um fator imponderável que não gera um risco.

Leia também:

Teste de coronavírus será coberto por planos de saúde

O executivo lembra que o surgimento de uma doença pode levar a uma queda na produção, mas isso não ativa o seguro. “Não do mesmo jeito que uma catástrofe natural, que gera cobertura de perda de lucro, por exemplo. No caso do coronavírus, os efeitos da doença vão avançando gradualmente e não necessariamente vão gerar um fato concreto, direto, como um desastre”, resumiu.

Ele diz que é cedo para se avaliar os efeitos do vírus em alguns produtos de seguro e diz que, por exemplo, em produtos como risco cibernético e seguro de vida, em termos de conceito, são similares ao da pandemia. “Em vida, a gente sabe que haverá um sinistro e só não consegue medir quando vai ocorrer. São semelhantes porque não são sinistros de danos diretos”, explicou.

Você pode debater sobre este e outros assuntos no grupo de WhatsApp da Seguro Nova Digital exclusivo para profissionais de seguros. Faça parte clicando aqui.





©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.