Corretor de seguros pode comercializar associações? Entenda o que diz a nova lei

Corretor de seguros pode comercializar associações? Entenda o que diz a nova lei

Advogado consultado pelo CQCS explica o que diz a nova lei sobre a intermediação dos contratos

Fonte: CQCS

O CQCS recebeu uma dúvida do recém corretor Max: “Sou recém-formado pela Susep. Com a nova lei de regulamentação das associações, agora podemos comercializá-las?”. Diante desta questão, o CQCS conversou com especialistas no assunto.

O terceiro inciso do artigo 24 da lei complementar 213/2025 afirma que “as cooperativas centrais de seguros e as confederações de cooperativas de seguros poderão prestar serviços pertinentes, complementares ou necessários às atividades realizadas por suas filiadas, vedado a elas, contudo, o exercício da atividade de corretagem de seguros”.

   NOTÍCIAS DE SEGUROS NO SEU WHATSAPP

Thomaz Kastrup, advogado e sócio do escritório Machado Meyer, destaca que, a princípio, será vida normal para os corretores: “Não vemos qualquer impedimento na nova lei para os corretores continuarem fazendo intermediação de seguros envolvendo associações e cooperativas. O que a lei complementar trata são as atividades a serem desenvolvidas pelos próprios novos atores que passam a integrar o sistema nacional de seguros privados. Nada muda na relação das corretoras e corretores com esses novos atores (associações e cooperativas)”.

Ainda segundo ele, é necessário aguardar a regulamentação do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e da Superintendência de Seguros Privados (Susep). No entanto, o especialista não acredita que haverá mudanças: “Ficaríamos surpresos se tiver qualquer qualquer novidade em relação a esse assunto”.







banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.