Corretor é fundamental na penetração do seguro de transporte de cargas, analisa especialista

Carteira ganhou força na pandemia impulsionada pelo aumento das compras online 

O seguro de transporte de carga é de grande valor para cobrir eventuais prejuízos e mitigar os riscos do transportador. Tanta importância exige certa complexidade nas apólices espalhadas pelo país. Para isso, o corretor de seguros é fundamental na tradução do ‘segurês’ e deixar o segurado ciente dos seus direitos.

Fernando Linhares, executivo de desenvolvimento de novos negócios da Korsa Seguros, explica que a complexidade técnica dessa carteira exige um corretor altamente capacitado. O executivo concedeu uma entrevista exclusiva à SND. Confira:

Seguro Nova Digital – Comente um pouco sobre o papel da Korsa no mercado de seguros.

Fernando Linhares – A Korsa é essencialmente uma corretora especializada em seguros de transporte e nos demais ramos que envolvem a cadeia logística, e há mais de 25 anos vem contribuindo com seus clientes para que suas operações sejam protegidas e seus riscos e perdas sejam minimizados.

S.N.D – Como a corretora enxerga a participação do corretor de seguros no desenvolvimento da carteira de seguros de transporte do Brasil?

F.L – Devido à complexidade técnica do Seguro Transporte, além das questões legais e da visão extremamente abrangente do Gerenciamento de Riscos, o papel e conhecimento do corretor é único e mais adequado para conduzir os interesses e necessidades dos clientes no que tange a contratação de apólices de proteção de suas operações de transporte e logística. Por isso, podemos afirmar que esse papel é feito decisivamente com a participação, atuação e conhecimento dos corretores de seguros.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

S.N.D – A pandemia reforçou a percepção da importância do seguro na vida das pessoas. No ramo de transportes, essa questão também foi impulsionada pela crise?

F.L – Nós percebemos que sim. Como destaque está o crescimento enorme nos transportes do segmento de e-comerce, com uma evolução na redução dos tempos de entrega dos fretes e aumento de expectativa de recebimento dos clientes. Portanto, tivemos que agilmente elaborar novos modelos de cobertura de apólice, planos de gerenciamento de riscos, além de atuar, na questão de ampliação de limites de coberturas, inclusive das próprias vacinas (medicamentos), o que possibilitou otimizar as operações de nossos clientes.

Fernando-Linhares, da Korsa
Fernando Linhares, da Korsa

S.N.D – Um dos problemas do setor é a penetração. Na sua análise, como a Korsa atua para aumentar a cultura do setor de seguro de transporte no país?

F.L – Estamos trabalhando em alguns projetos novos que podem a curto prazo, disponibilizar o acesso mais fácil à contratação de seguros, sendo que, como intermediários nesse tempo todo, já tivemos e mantemos algumas iniciativas junto ao mercado. A intermediação da contratação das apólices de seguro de transporte estão concentradas em poucos corretores, estimamos que 80% dessas apólices, estão com grandes brokers e corretora multinacionais.

S.N.D – O que a companhia faz para diminuir essa desigualdade na competição entre as corretoras?

F.L – Aqui na Korsa, mantemos nosso projeto Konnect, onde oferecemos treinamento, parceria, condições e agilidade para que corretores que precisem de apoio técnico e comercial, ou ainda, que desejam ingressar nesse universo de seguros do ramos de logística, encontrem força e segurança de atuação, aumentando a oportunidade do mercado de corretores na atuação ao segmento de seguro de transporte.

Leia, por fim, a 19ª edição da revista:




©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.